Estágio supervisionado em geografia em forma de oficinas pedagógicas: reinventando as práticas em tempos de pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499471176

Palavras-chave:

Geografia, Ferramentas tecnológicas, Ensino remoto

Resumo

O artigo discute as contribuições das oficinas pedagógicas na reinvenção de práticas de ensino em tempos de pandemia da Covid-19, durante o Estágio Supervisionado em Geografia. O texto resulta de uma experiência de ensino de graduação com o componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia II, realizada no curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia, Campus de Jacobina. O trabalho procurou responder ao seguinte problema: de que maneira as oficinas pedagógicas podem proporcionar a reinvenção de novas práticas de ensino em tempos de pandemia, durante o Estágio Supervisionado em Geografia? A base metodológica foi de abordagem qualitativa, tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação em uma turma de licenciandos do sexto semestre no início do ano de 2021. Os dados obtidos na pesquisa revelam que as oficinas pedagógicas são importantes ferramentas didáticas e beneficiam de modo significativo a formação docente, bem como o processo de ensino e aprendizagem, tanto presencialmente como de forma remota e online. As oficinas, são compostas de atividades lúdicas e proporcionam um maior interacionismo entre os envolvidos, garantindo práticas pedagógicas em geografia mais dinâmicas e exitosas.

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Biografia do Autor

Ivaneide Silva dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, área de concentração: Análise Ambiental e Dinâmica Territorial. Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela UNEB (2009). Especialista em Metodologia e Ensino da Geografia pela UNEB (2005). Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (2004). É membro dos grupos de pesquisa: Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO-UNICAMP) e Núcleo de Estudos Geográficos (NEG-UNEB). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, lotada no Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Jacobina-BA. Professora da Secretaria Estadual de Educação da Bahia, atuando no Colégio Estadual de Serrolândia- NTE 16. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado e Prática de Ensino, Educação Ambiental e Desenvolvimento Local Sustentável.

Carlos Lima Ferreira, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus IV. Possui graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997). Atualmente é professor e coordenador da área de Ciências Humanas (Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues - Bahia) e docente da Universidade do Estado da Bahia - Campus IV/Jacobiina, onde participa de Programas Educacionais como: PARFOR, PROESP E EAD/UAB. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Regionalização do Espaço Mundial, Regionalização do Espaço Brasileiro, Regionalização da Bahia, Eventos Fundadores do Estado-Nação Brasileiro, Geografia da Produção e Circulação, Metodologia de Ensino da Geografia, Prática de Ensino da Geografia e Estágio Supervisionado em Geografia.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Santos, I. S. dos, & Ferreira, C. L. (2023). Estágio supervisionado em geografia em forma de oficinas pedagógicas: reinventando as práticas em tempos de pandemia da Covid-19. Geografia Ensino & Pesquisa, 27, e71176. https://doi.org/10.5902/2236499471176