As leituras das práticas socioespaciais dos estudantes do ensino médio sobre a cidade de Duque De Caxias-RJ
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499466821Palavras-chave:
Prática socioespacial, Cidade, Geografia, Duque de CaxiasResumo
As práticas socioespaciais são formas de análises constituídas a partir das necessidades e as condições histórico-geográficas de cada momento. Por meio dela, o homem edifica o espaço. Ao pensar tal contribuição para o ensino, através dessas práticas, do seu movimento diário pela cidade, os estudantes acumulam formas de observar um local, verificando a dinâmica espacial do seu bairro, as áreas comerciais, os problemas urbanos e ambientais. Desta maneira, o texto objetiva refletir sobre as leituras das práticas socioespaciais dos estudantes, a respeito da cidade de Duque de Caxias, como também, seus impactos na vida cotidiana. O referencial metodológico escolhido se relaciona à abordagem qualitativa Estudo de Caso, uma forma particular de estudo a qual possibilita a escolha do objeto e sujeito a serem estudados, a partir da análise do questionário junto aos estudantes, relacionada à compreensão da prática socioespacial sobre a referida cidade. Os resultados apontam para as formas como os estudantes estabelecem diferentes modos de interpretação da cidade por meio de suas práticas socioespaciais, sendo uma potencialidade para compreender a Geografia como um elemento na construção do seu conhecimento sobre o lugar.
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