As leituras das práticas socioespaciais dos estudantes do ensino médio sobre a cidade de Duque De Caxias-RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499466821

Palavras-chave:

Prática socioespacial, Cidade, Geografia, Duque de Caxias

Resumo

As práticas socioespaciais são formas de análises constituídas a partir das necessidades e as condições histórico-geográficas de cada momento. Por meio dela, o homem edifica o espaço. Ao pensar tal contribuição para o ensino, através dessas práticas, do seu movimento diário pela cidade, os estudantes acumulam formas de observar um local, verificando a dinâmica espacial do seu bairro, as áreas comerciais, os problemas urbanos e ambientais. Desta maneira, o texto objetiva refletir sobre as leituras das práticas socioespaciais dos estudantes, a respeito da cidade de Duque de Caxias, como também, seus impactos na vida cotidiana. O referencial metodológico escolhido se relaciona à abordagem qualitativa Estudo de Caso, uma forma particular de estudo a qual possibilita a escolha do objeto e sujeito a serem estudados, a partir da análise do questionário junto aos estudantes, relacionada à compreensão da prática socioespacial sobre a referida cidade. Os resultados apontam para as formas como os estudantes estabelecem diferentes modos de interpretação da cidade por meio de suas práticas socioespaciais, sendo uma potencialidade para compreender a Geografia como um elemento na construção do seu conhecimento sobre o lugar.

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Biografia do Autor

Edson José Diniz Leite, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Magé, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores (2015), Especialização Lato Sensu em Ensino de Geografia pela Universidade Cândido Mendes (2017) e Mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores (2019).Experiência como professor na rede pública. Desenvolve pesquisa  com os respectivos temas: O Ensino da Cidade e do Urbano, Educação Geográfica e Materiais Didáticos.

Ana Claudia Ramos Sacramento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores (2002), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007) e Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP (2012) . Tem experiência como professora das redes pública e privada no Estado do Rio de janeiro e no município de São Paulo. Atualmente é professora associada no Departamento de Geografia da UERJ-FFP com atuação na área de Ensino de Geografia, na graduação, na especialização e no mestrado, principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Formação de Professor, Currículo e Didática de Geografia. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2018-2021). Coordenadora Projetos FAPERJ.

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Publicado

2022-09-22 — Atualizado em 2022-09-30

Versões

Como Citar

Leite, E. J. D., & Sacramento, A. C. R. (2022). As leituras das práticas socioespaciais dos estudantes do ensino médio sobre a cidade de Duque De Caxias-RJ. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e18. https://doi.org/10.5902/2236499466821 (Original work published 22º de setembro de 2022)