As leituras das práticas socioespaciais dos estudantes do ensino médio sobre a cidade de Duque De Caxias-RJ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499466821

Palabras clave:

Prática socioespacial, Cidade, Geografia, Duque de Caxias

Resumen

As práticas socioespaciais são formas de análises constituídas a partir das necessidades e as condições histórico-geográficas de cada momento. Por meio dela, o homem edifica o espaço. Ao pensar tal contribuição para o ensino, através dessas práticas, do seu movimento diário pela cidade, os estudantes acumulam formas de observar um local, verificando a dinâmica espacial do seu bairro, as áreas comerciais, os problemas urbanos e ambientais. Desta maneira, o texto objetiva refletir sobre as leituras das práticas socioespaciais dos estudantes, a respeito da cidade de Duque de Caxias, como também, seus impactos na vida cotidiana. O referencial metodológico escolhido se relaciona à abordagem qualitativa Estudo de Caso, uma forma particular de estudo a qual possibilita a escolha do objeto e sujeito a serem estudados, a partir da análise do questionário junto aos estudantes, relacionada à compreensão da prática socioespacial sobre a referida cidade. Os resultados apontam para as formas como os estudantes estabelecem diferentes modos de interpretação da cidade por meio de suas práticas socioespaciais, sendo uma potencialidade para compreender a Geografia como um elemento na construção do seu conhecimento sobre o lugar.

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Biografía del autor/a

Edson José Diniz Leite, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Magé (RJ). Professor rede básica de Geografia.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores (2015), Especialização Lato Sensu em Ensino de Geografia pela Universidade Cândido Mendes (2017) e Mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores (2019).Experiência como professor na rede pública. Desenvolve pesquisa  com os respectivos temas: O Ensino da Cidade e do Urbano, Educação Geográfica e Materiais Didáticos.

Ana Claudia Ramos Sacramento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores - Departamento de Geografia.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores (2002), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007) e Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP (2012) . Tem experiência como professora das redes pública e privada no Estado do Rio de janeiro e no município de São Paulo. Atualmente é professora associada no Departamento de Geografia da UERJ-FFP com atuação na área de Ensino de Geografia, na graduação, na especialização e no mestrado, principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Formação de Professor, Currículo e Didática de Geografia. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2018-2021). Coordenadora Projetos FAPERJ.

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Publicado

2022-09-22 — Actualizado el 2022-09-30

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Cómo citar

Leite, E. J. D., & Sacramento, A. C. R. (2022). As leituras das práticas socioespaciais dos estudantes do ensino médio sobre a cidade de Duque De Caxias-RJ. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e18. https://doi.org/10.5902/2236499466821 (Original work published 22 de septiembre de 2022)