HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Pedro Dias Mangolini Neves Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás
  • Felipe Gomes Rubira Doutorando em Geografia pela UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499426546

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6° ano do Colégio Estadual Vital Brasil em Maringá (PR). O tema principal das aulas foi o campo: relações sociais existentes e principais atividades, como os tipos de agricultura (Moderna, Comercial, Tradicional e Subsistência) e pecuária (Intensiva e Extensiva). Para o melhor aprendizado objetivou-se realizar experiência didática alternativa de ensino, correlacionada a elaboração de história em quadrinhos, a qual foi pautada na síntese da temática apresentada durante as aulas. Os resultados evidenciaram que com a história em quadrinhos, o despertar da curiosidade, interesse e desejo de aprender dos alunos foi maior, os quais foram motivados pela inserção lúdica ao conteúdo, deflagrando maior eficiência em relação aos métodos tradicionais de ensino.

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Biografia do Autor

Pedro Dias Mangolini Neves, Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás

Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela UEM; Mestrando em Geografia pela UEM;
Doutorando em Geografia pela UFG. 

Felipe Gomes Rubira, Doutorando em Geografia pela UNICAMP

Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela UEM; Mestrando em Geografia pela UEM;
Doutorando em Geografia pela UNICAMP

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Neves, P. D. M., & Rubira, F. G. (2017). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(3), 118–129. https://doi.org/10.5902/2236499426546