OS MAPAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA

Autores

  • Fernando da Silva Alves
  • Fernando Shinji Kawakubo Professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP)
  • Felipe Gomes Rubira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499419279

Resumo

O presente estudo tem como objetivo estabelecer uma discussão acerca dos mapas presentes em dois livros didáticos utilizados no primeiro e segundo ano do ensino médio de geografia no Estado de Minas Gerais.  Três critérios foram adotados na análise dos mapas. Inicialmente foi feito uma análise exploratória dos documentos cartográficos existentes, onde foi adotada a metodologia de Bertin (1977) e Martinelli (2003) para a classificação dos mapas. Em seguida, os mapas selecionados foram analisados levando em consideração os elementos da comunicação visual e proposições, quando necessárias, foram sugeridas com o intuído de melhorar a percepção das informações contidas nos mapas. Finalmente, foi analisada a conexão do conteúdo teórico com as informações dos mapas apresentados. Esta etapa foi importante porque permitiu avaliar a real funcionalidade do mapa no ensino de geografia contido nos dois livros selecionados. Os resultados mostraram que no geral, os mapas são bem apresentados e que há um forte desequilíbrio de métodos cartográficos empregados. Infelizmente, também foi observada uma fraca conexão do conteúdo teórico com os mapas apresentados, sendo estes mais utilizados como instrumento de localização do que de comunicação visual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando da Silva Alves

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Fernando Shinji Kawakubo, Professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP)

Graduação em Geografia (2001) pela Universidade de São Paulo (USP)

Mestrado em Ciências (Geografia Física) (2005) pela Universidade de São Paulo (USP)

Doutorado em Ciências (Geografia Física) (2010) pela Universidade de São Paulo (USP)

Professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (2015)

Felipe Gomes Rubira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestrado em Geografia (Análise Ambiental)  pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Geografia (Análise Ambiental) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Alves, F. da S., Kawakubo, F. S., & Rubira, F. G. (2016). OS MAPAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(3), 63–77. https://doi.org/10.5902/2236499419279