PERSPECTIVA DO PAPEL DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS DE MUNICÍPIOS PERIFÉRICOS PR, BRASIL.

Marcos Clair Bovo, Fabiane Freire França, Solange A. Loch, Juliano Domingues da Silva

Resumo


Esta pesquisa é derivada do projeto “UNESPAR/FECILCAM em diálogo com a educação básica: jovens ao encontro dos caminhos profissionais” desenvolvido em sete municípios da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. Diante da análise realizada, levanta-se a seguinte indagação: A orientação profissional pode contribuir na pretensão profissional de jovens de municípios periféricos? Para responder a essa questão, propõe-se uma abordagem interdisciplinar que engloba os campos da Geografia, Pedagogia e Economia. Assim, pauta-se nas teorias sobre orientação profissional e pequenas cidades (municípios periféricos). A natureza deste estudo é de pesquisa empírica e descritiva, com abordagem quantitativa e estratégia de pesquisa do tipo survey, realizada por meio de questionários aplicados in loco com 370 estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas de municípios da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. Para análise dos dados, aplicou-se regressão múltipla linear. Como resultados, verifica-se que projetos de orientação profissional realizados em municípios periféricos colaboram na pretensão dos jovens para ingressar em cursos superiores.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236499426329

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