PERSPECTIVA DO PAPEL DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS DE MUNICÍPIOS PERIFÉRICOS PR, BRASIL.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499426329

Resumo

Esta pesquisa é derivada do projeto “UNESPAR/FECILCAM em diálogo com a educação básica: jovens ao encontro dos caminhos profissionais” desenvolvido em sete municípios da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. Diante da análise realizada, levanta-se a seguinte indagação: A orientação profissional pode contribuir na pretensão profissional de jovens de municípios periféricos? Para responder a essa questão, propõe-se uma abordagem interdisciplinar que engloba os campos da Geografia, Pedagogia e Economia. Assim, pauta-se nas teorias sobre orientação profissional e pequenas cidades (municípios periféricos). A natureza deste estudo é de pesquisa empírica e descritiva, com abordagem quantitativa e estratégia de pesquisa do tipo survey, realizada por meio de questionários aplicados in loco com 370 estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas de municípios da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. Para análise dos dados, aplicou-se regressão múltipla linear. Como resultados, verifica-se que projetos de orientação profissional realizados em municípios periféricos colaboram na pretensão dos jovens para ingressar em cursos superiores.

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Biografia do Autor

Marcos Clair Bovo, Marcos Clair Bovo

Doutor em geografia pela Universidade Estadual Paulista - campus de Presidente Prudente. Mestre em geografia pela Universidade estadual de Maringá. Atualmente é Professor  e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Unespar- campus de Campo Mourão e professor adjunto do colegiado de Geografia da mesma instituição. Atuando com as disciplinas: Geografia Urbana e Metodologia de Ensino de Geografia e Espaço, Memórias e Identidades.

Fabiane Freire França, Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2005), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação por esta mesma instituição pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), área de Concentração em Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná Campus de Campo Mourão. Dedica-se ao estudo e pesquisa na área de Educação, Gênero, Formação docente e Representações sociais.

Solange A. Loch, Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão (UNESPAR). Pós-graduando em Geografia, Meio Ambiente e Ensino pela Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão (UNESPAR). 

Juliano Domingues da Silva, Universidade Estadual de Maringá.

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Bovo, M. C., França, F. F., Loch, S. A., & Silva, J. D. da. (2017). PERSPECTIVA DO PAPEL DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS DE MUNICÍPIOS PERIFÉRICOS PR, BRASIL. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(3), 37–49. https://doi.org/10.5902/2236499426329

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional