A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO PIBID-UNIOESTE

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499424688

Resumo

O presente artigo pretende analisar a formação inicial de professores de Geografia por meio da prática da pesquisa, possibilitada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foram consideradas as atuações do Subprojeto do PIBID da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon-PR (MCR), no período de 2011-2015. Buscou-se avaliar em que medida as pesquisas desenvolvidas e os trabalhos apresentados em eventos estão contribuindo com os objetivos do Programa, sobretudo no que se refere à formação docente. Para tanto, utilizou-se a análise documental mediante exame dos Relatórios Semestrais e Anuais do Subprojeto, e entrevista semiestruturada com participação de 12 bolsistas de iniciação à docência. Acredita-se que a elaboração de trabalhos durante a prática formativa do magistério proporciona o repensar da profissão docente, de modo a qualificar a formação através de atividades que integram teoria e prática, além do aperfeiçoamento da escrita formal e da oralidade.

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Biografia do Autor

Eliete Woitowicz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR)

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia. Linha de pesquisa: Educação e Ensino de Geografia.

Marli Terezinha Szumilo Schlosser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2010). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia - Nível de Mestrado e Doutorado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). 

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Woitowicz, E., & Schlosser, M. T. S. (2017). A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO PIBID-UNIOESTE. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(3), 61–73. https://doi.org/10.5902/2236499424688