A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO PIBID-UNIOESTE
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499424688Resumo
O presente artigo pretende analisar a formação inicial de professores de Geografia por meio da prática da pesquisa, possibilitada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foram consideradas as atuações do Subprojeto do PIBID da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon-PR (MCR), no período de 2011-2015. Buscou-se avaliar em que medida as pesquisas desenvolvidas e os trabalhos apresentados em eventos estão contribuindo com os objetivos do Programa, sobretudo no que se refere à formação docente. Para tanto, utilizou-se a análise documental mediante exame dos Relatórios Semestrais e Anuais do Subprojeto, e entrevista semiestruturada com participação de 12 bolsistas de iniciação à docência. Acredita-se que a elaboração de trabalhos durante a prática formativa do magistério proporciona o repensar da profissão docente, de modo a qualificar a formação através de atividades que integram teoria e prática, além do aperfeiçoamento da escrita formal e da oralidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Geraldo P. Transposição Didática: por onde começar? São Paulo: Cortez, 2007.
ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Revista Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.
AZEVEDO, Israel B. O prazer da produção científica. 7. ed. Piracicaba: UNIMEP, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013. Brasília, 2013. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/ Portaria_096_18jul 13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf>. Acesso em: 17 de jul. 2016.
BRUSCHINI, Cristina; UNBEHAUM, Sandra G. (Org.). Gênero, democracia e sociedade brasileira. São Paulo: FCC/Ed. 34, 2002.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. – São Paulo: Cortez, 2006.
FONSECA, João J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, Bernadete. Licenciaturas: crise sem mudança? In: DALBEN, Ângela et al. (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 485-508.
GATTI, Bernardete A. et al. Atratividade da carreira docente no Brasil. Fundação Carlos Chagas: São Paulo. Relatório Preliminar. 2009. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ pdf/relatorio-final-atratividade-carreira-docente.pdf>. Acesso em: 16 de jun. 2016.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: UNIJUÍ, 1998.
GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
______. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GUEDES, Paulo; SOUZA, Jane. Não apenas o texto, mas o diálogo em língua escrita é o conteúdo da aula de português. In: NEVES, Iara et al. (Orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998.
KAERCHER, Nestor A. Se a Geografia escolar é um pastel de vento o gato come a Geografia Crítica. Porto Alegre-RS: Evangraf, 2014.
LUDKE, Menga. A complexa relação entre o professor e a pesquisa In: ANDRÉ, Marli (Org.) O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 3.ed. Campinas: Papirus, 2004, p.27-54.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NÓVOA, António. Em busca da liberdade nas universidades: para que serve a pesquisa em educação? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 263-272, jan./mar. 2015.
______. Pesquisa em Educação como Processo Dinâmico, Aberto e Imaginativo: uma entrevista com António Nóvoa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 533-543, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/edu_realidade/>. Acesso em: 15 de set. 2016.
______. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.
PITTA, G. B. B.; CASTRO, A. A. A pesquisa científica. Jornal Vascular Brasileiro, Vol. 5, Nº 4, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/jvb/v5n4/v5n4a01.pdf>. Acesso em: 16 de jul. 2016.
SANTOS, Antônio R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP & A, 1999.
SENE, Michael Wellington. A Formação Inicial de Professores de Geografia e o PIBID: estudo de caso do Programa nas universidades públicas do Paraná. 2016. 130 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava-PR.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.