CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES DE FRONTEIRAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA REVELADA POR MEIO DA FOTO-RESPOSTA (EXTREMO OESTE DO PARANÁ - 2012)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499411337Resumo
O debate sobre fronteira ocorre com professores de Geografia atuantes na educação básica em 2012, por meio de entrevista e fotografia. Para o seu desenvolvimento priorizam-se quatro escolas públicas do município de Santa Terezinha de Itaipu-PR (região fronteiriça, inserida no espaço da Tríplice Fronteira - Brasil, Paraguai e Argentina), que apresentam maior demanda de alunos estrangeiros. Destacam-se nesta discussão dois momentos. Um deles refere-se à parte conceitual sobre fronteira e a política curricular do Estado. O outro, diz respeito ao uso da fotografia e entrevista e as concepções de fronteiras trazidas pelos professores para esta discussão. Como saldo importante da análise dessas duas trajetórias, o artigo busca evidenciar as contribuições e os limites postos ao sujeito de fronteira, o aluno brasiguaio, ao conceber-se o trabalho metodológico em sala de aula por meio de diferentes concepções de fronteira.
Palavras-chave: Fronteira; brasiguaio; foto-resposta.
DOI: 10.5902/2236499411337
Downloads
Referências
ARRUDA Aline Maria Thomé. Diferenciação e estereotipificação: libaneses na fronteira Brasil-Paraguai.Univ. Rel. Int., Brasília, v. 5, n. 1/2, p. 43-65, jan./dez. 2007.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outas poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernado de Tomaz. Lisboa: Difel. 1989.
CLAVAL, Paul. O território na transição da pós-modernidade. GEOgraphia, ano 1, n. 2, 1999.
COURLET, Claude. Globalização e fronteira. Ensaios FEE, Porto Alegre, v.17, n. 1, p. 11-22, 1996.
CREUZ, Luís Rodolfo Cruz e. A construção da defesa da concorrência no Mercosul: uma perspectiva construtivista - cooperação e interesses nas Relações internacionais. 2010. 210 p. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas, 2010.
DIETZ, Circe Inês. Cenários contemporâneos da fronteira Brasil-Argentina: infra-estruturas estratégicas e o papel dos atores no processo de cooperação/integração transfronteiriça. 2008. 239 p. Dissertação (Mestrado em Geociências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Geociências, Porto Alegre, 2008.
DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=entrevista+em+profundidade+jorge+duarte&aq=1&oq=ENTREVISTA+EM+PRO&sugexp=chrome,mod=9&sourceid=chrome&ie=UTF-8>. Acesso em 23/ago./2012.
FERRAZ, Cláudio B. O. Geografia: o olhar e a imagem pictórica. Revista Pro- Posições, Campinas, v. 20, n. 3 (60), p. 29-41, set/dez, 2009.
FERREIRA, N. S. C. Gestão democrática da educação: atuaistendências novos desafios. São Paulo: Cortez, 2003.
FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva, 1993.
FREITAS, Letícia Fonseca Richthofen de. Currículo cultural: o que ensinam os livros regionais sobre identidade? Currículo sem Fronteiras, v. 10, n. 2, p. 106-118, jul./dez. 2010.
GENTILI, Pablo. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
GOIRIS, Fabio Anibal. O desconhecido como preceito: o caso do Paraguai. Revista Espaço Acadêmico, n. 112, p. 23-30, set. 2010.
GONÇALVES, Leandro Forgiarini de. O estudo do lugar sob o enfoque da geografia humanista: um lugar chamado Avenida Paulista. 2010. 266 p. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2010.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HISSA, C. E. V. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
JACOMELI, Mara Regina Martins. Políticas para o Currículo Escolar: Significados e Implicações para a Escola. APASE. Ano 9, n. 24, out. 2008
KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Trad. João Baptista Machado. 6. ed. São Paulo : Martins Fontes, 1998.
KOSSOY, Boris. Construção e desmontagem. Revista USP, São Paulo, n. 62, p. 224-232, jun./ago. 2004.
_____. Fotografia & história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
MACHADO, Lia Osório. Limites, fronteiras, Redes. In: STROHAECKER, A. et al (orgs.). Fronteiras e espaço global. Porto Alegre: AGB-Porto Alegre, 1998. p. 41-49.
MARTIN,Andre Roberto. Fronteiras e nações. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1997.
MARTINS, Estevão de Resende. Cultura e poder. São Paulo: Saraiva, 2007.
MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2009.
MERCOSUL. Plano de Ação do Setor Educacional do Mercosul: 2011- 2015. 1 sem 2011. Disponível em: <http://www.sic.inep.gov.br/pt-BR/component/jdownloads/ finish/7/413.html>. Acesso em: 03 fev. 2013.
MÉSZÁROS, István. A Educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2008.
_____. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução de Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2011.
MINTO,Lalo Watanabe. Reforma do Estado e política educacional: o contexto para a reforma curricular em tempos neoliberais. APASE, ano 9, n. 24, out. 2008.
MONTIEL, Edgar. A nova ordem simbólica: a diversidade cultural na era da globalização. In: SIDEKUM, Antônio (org.). Alteridade e multiculturalismo. Ijuí: Unijuí, 2003.
MOREIRA, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico?: por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006. 192p.
MOREIRA, Ruy. O discurso do avesso. Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1987
NOGUEIRA, Ricardo José Batista. Fronteira: espaço de referência identitária? Revista Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 27-41, dez. 2007.
OLIVEIRA, Verônica Macário de; MARTINS, Maria de Fátima;
VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa. Entrevistas “em profundidade” na pesquisa qualitativa em administração: pistas teóricas e metodológicas. Disponível em: . Acesso em: 27 dez. 2012.
OLIVEIRA JR, Wenceslao Machado de. Grafar o espaço, educar os olhos: rumo a geografias menores. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3 (60), p. 17-28, 2009.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Khedir Ed., 2011.
RUBIM, Sandra Regina Franchi; OLIVEIRA, Terezinha. A Imagem como fonte e objeto de pesquisa em História da Educação. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPE, 2010, Maringá. Anais...Maringá, 2010.
SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Perez. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira.Tempo Social - Rev. Sociol. USP, São Paulo, v. 5, n. 1-2, p. 31-52, 1993.
SANTOS, Maria Elisa Pires.O cenário multilíngüe/multidialetal de fronteira e o processo identitário de alunos brasiguaios no contexto escolar. 2004. 253 p. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 6. ed. São Paulo: EDUSP, 2008a.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 16. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008b.
VLACH, Vânia Rubia Farias. Fragmentos para uma discussão: método e conteúdo no ensino da geografia de 1.° e 2.° graus. Terra Livre, São Paulo, n. 2, p. 43-58, jul. 1987.
ENTREVISTAS (Entrevistas concedidas a autora. Santa Terezinha de Itaipu, nov. 2012). Por:
BENDO, Sebastiana Lopes de Miranda
BORGES, Ivan Gleison
FERREIRA, Maristela
FRANZES, Maria Noemia
GRIZ, Patrícia
IZÊ, Claudemery Pesseti
LUCCA, Rejane Egídia
MACIEL DO ROSÁRIO.
MOGERSTEARN, Lairce Terezinha Bosch
MOURA, Paulo Cezar de
OLIVEIRA, Beata Aparecida Reisdorferde
OLIVEIRA, Mireily Aparecida Tomazoli de
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.