CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES DE FRONTEIRAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA REVELADA POR MEIO DA FOTO-RESPOSTA (EXTREMO OESTE DO PARANÁ - 2012)

Authors

  • Margarete Frasson UNIOESTE
  • Marli Terezinha Szumilo Schlosser Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499411337

Abstract

O debate sobre fronteira ocorre com professores de Geografia atuantes na educação básica em 2012, por meio de entrevista e fotografia. Para o seu desenvolvimento priorizam-se quatro escolas públicas do município de Santa Terezinha de Itaipu-PR (região fronteiriça, inserida no espaço da Tríplice Fronteira - Brasil, Paraguai e Argentina), que apresentam maior demanda de alunos estrangeiros. Destacam-se nesta discussão dois momentos. Um deles refere-se à parte conceitual sobre fronteira e a política curricular do Estado. O outro, diz respeito ao uso da fotografia e entrevista e as concepções de fronteiras trazidas pelos professores para esta discussão. Como saldo importante da análise dessas duas trajetórias, o artigo busca evidenciar as contribuições e os limites postos ao sujeito de fronteira, o aluno brasiguaio, ao conceber-se o trabalho metodológico em sala de aula por meio de diferentes concepções de fronteira.

 

Palavras-chave: Fronteira; brasiguaio; foto-resposta.

 

DOI: 10.5902/2236499411337

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Author Biographies

Margarete Frasson, UNIOESTE

Mestranda em Geografia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE– Campus de Francisco Beltrão. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas de Geografia (ENGEO). marga.sti@hotmail.com

Marli Terezinha Szumilo Schlosser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora em Geografia – Professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus de Marechal Cândido Rondon/PR. Integrante do Laboratório de Pesquisa LEG – Laboratório de Ensino de Geografia e Linha/Grupo de Pesquisa ENGEO – Ensino e Práticas de Geografia, número do grupo 34953/2011.). Contatos por e-mail: marlisch20@hotmail.com

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ENTREVISTAS (Entrevistas concedidas a autora. Santa Terezinha de Itaipu, nov. 2012). Por:

BENDO, Sebastiana Lopes de Miranda

BORGES, Ivan Gleison

FERREIRA, Maristela

FRANZES, Maria Noemia

GRIZ, Patrícia

IZÊ, Claudemery Pesseti

LUCCA, Rejane Egídia

MACIEL DO ROSÁRIO.

MOGERSTEARN, Lairce Terezinha Bosch

MOURA, Paulo Cezar de

OLIVEIRA, Beata Aparecida Reisdorferde

OLIVEIRA, Mireily Aparecida Tomazoli de

Published

2014-10-10

How to Cite

Frasson, M., & Schlosser, M. T. S. (2014). CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES DE FRONTEIRAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA REVELADA POR MEIO DA FOTO-RESPOSTA (EXTREMO OESTE DO PARANÁ - 2012). Geografia Ensino & Pesquisa, 18(2), 77–96. https://doi.org/10.5902/2236499411337