Medo e práticas espaciais de jovens homens, moradores da periferia urbana de Ponta Grossa, Paraná

Autores

  • Renato Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499415766

Palavras-chave:

Espaço urbano, Representações sociais, Medo, Masculinidades

Resumo

O objetivo do presente artigo foi construir um caminho analítico de investigação sobre espaço urbano e medo sob o foco das representações sociais de jovens homens, moradores de periferia, no exercício de suas masculinidades. O levantamento dos dados e das informações para a inteligibilidade desta pesquisa, de caráter qualitativa, foi realizado por meio da aplicação de 346 questionários e realização de sete entrevistas com estudantes de ensino médio, com idade entre 15 e 23 anos, de quatro escolas públicas sediadas no município de Ponta Grossa, Estado do Paraná. Preocupou-se em refletir sobre as espacialidades dos sujeitos que produzem o espaço urbano, em particular, os jovens homens moradores de periferia, assim como observar as tensões da realidade, a fim de compreender suas práticas espaciais. As espacialidades dos sujeitos pesquisados se constituíram em elementos centrais na construção das reflexões, evidenciando-se que alguns locais da área central do município não apenas figuram como um recorte da cidade, eles são espaços de representação das masculinidades. No decurso da pesquisa, fez-se esforço em refletir e questionar sobre as masculinidades e os elementos de vulnerabilidade dos jovens homens no contexto do espaço urbano. Os resultados obtidos evidenciam que o medo está associado principalmente às drogas e aos conflitos vivenciados no cotidiano, assim como, que os locais geradores de tensão na vivência espacial dos adolescentes pesquisados estão associados, sobremaneira, ao próprio contexto em que vivem.

 

Palavras-chave: espaço urbano; representações sociais; medo; masculinidades.

 

DOI: 10.5902/2236499415766

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR

Mestre em Geografia pela UEPG. Departamento de Patrimônio Cultural da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Paraná.

Referências

ABRIC, Jean-Claude. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P; OLIVEIRA, D. C. de. Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: Ed. AB, 1998.

BRASIL. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, 1990. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ >. Acesso em: 5 jan. 2014.

BROWNLOW, Alec. A geography of men’s fear. Geoforum, v. 36, p. 581–592, 2005.

BUTLER, Judith. Vida precaria: el poder del duelo y la violencia. Buenos Aires: Paidós, 2006.

CHIMIN JUNIOR, Alides B. O espaço como componente da vulnerabilidade aos atos infracionais desenvolvidos por adolescentes do sexo masculino em conflito com a lei em Ponta Grossa-Paraná. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2009.

CHIMIN JUNIOR, Alides B.; SILVA, Joseli Maria. Espaço, atos infracionais e a criação social dos adolescentes em conflito com a lei. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p.295-308, ago./dez. 2010.

CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço, um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. 3. ed. São Paulo: Ática, 1995.

COSGROVE, Denis. A geografia está em toda a parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, Roberto L. e ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1998a.

COSGROVE, Denis. Em direção a uma geografia cultural radical: problemas da teoria. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro n. 5, jan.-jun. 1998.

COSGROVE, Denis; JACKSON, Peter. Novos rumos da geografia cultural. In: CORRÊA, Roberto L. e ROSENDAHL, Zeny (Orgs). Geografia cultural: um século (2). Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2000.

DOISE, Willem. Cognições e representações: a abordagem genética. In. JODELET, Denise. As representações sociais. Tradução de Lilian Ulup. Rio de Janeiro: UERJ, 2001.

DUNCAN, J. S. The city as text: the politics of landscape interpretation in the Kandyan Kingdom. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

DUNCAN, James S. O supra-orgânico na Geografia Cultural Americana. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. (Org.). Introdução à Geografia Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

ERIKSON, E. H. Identidade: juventude e crise. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

GOMES, Fernando Bertani. A relação entre a vivência espacial de jovens do sexo masculino e a morte por homicídio na cidade de Ponta Grossa – PR. Relatório de Qualificação (Mestrado em Gestão do Território) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2012.

IAROCZINSKI, Adriane. A relação entre o espaço escolar e violência Infanto-juvenil no contexto de ação do programa da Patrulha Escolar em Ponta Grossa – PR. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2009.

IAROCZINSKI, Adriane; SILVA, Joseli Maria. Espaço escolar e violência no cotidiano vivido por crianças e adolescentes em Ponta Grossa-PR, 2005 – 2007. Terra Plural, Ponta Grossa, v. 2, n. 1, p. 133-143 , jan./jun. 2008.

ROCHA, Heder Leandro. O uso do crack como um elemento de espacialidade de adolescentes do sexo masculino moradores da periferia pobre de Ponta Grossa, PR. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2012.

ROSSI, Rodrigo. Malucos da quebrada: territórios urbanos na complexidade espacial cotidiana de adolescentes homens em conflito com a lei em Ponta Grossa – Paraná. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2010.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

SILVA, Alex Caetano. Identificação das áreas de vulnerabilidade socioambiental mediante lógica fuzzy – estudo no município de Ponta Grossa, PR. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013.

SILVA, Joseli Maria. Fazendo geografias: pluriversalidades sobre gênero e sexualidades. In: Geografias Subversivas. Ponta Grossa: Todapalavra, 2009.

Downloads

Publicado

2015-10-08

Como Citar

Pereira, R. (2015). Medo e práticas espaciais de jovens homens, moradores da periferia urbana de Ponta Grossa, Paraná. Geografia Ensino & Pesquisa, 19(3), 7–18. https://doi.org/10.5902/2236499415766

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional