A imagem como materialidade discursiva na cobertura das eleições presidenciais de 2014: um olhar sobre o fotojornalismo a partir da análise de discurso
DOI :
https://doi.org/10.5902/2179219437832Mots-clés :
Análise de Discurso, Discurso jornalístico, Fotojornalismo, Cobertura das eleições presidenciais de 2014 no Brasil.Résumé
Neste texto, propomos um diálogo entre Comunicação Social e Teoria do Discurso por meio do fotojornalismo. Para tanto, tomamos materialidades discursivas imagéticas produzidas na cobertura das eleições presidenciais de 2014 como representativas de disputas que se operam no e pelo discurso a partir de formações discursivas antagônicas. Nesse panorama, o fazer jornalístico é compreendido como prática discursiva, como efeito de sentido entre locutores, para retomar Pêcheux. Ao tratar das especificidades dessa linguagem, buscamos compreender que a notícia produz sentido na medida em que resulta de processos sócio-históricos, sob os quais incidem os níveis político, social, econômico e linguístico.
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