A (im)pessoalidade no discurso acadêmico: o desvio marcado pelo sintoma

Auteurs

  • Tania Regina Taschetto

DOI :

https://doi.org/10.5902/11189

Résumé

Buscamos na noção de afânise [do não-aparente] em psicanálise compreender a representação do sujeito no círculo acadêmico: com quem dialoga, quem/como se legitima ou é legitimado, a partir da análise de sua nomeação em um corpus composto de textos de projetos de dissertação da área de Letras. Nossa experiência deu-se na análise do sujeito do discurso acadêmico por ser um ato de linguagem altamente monitorado pelo sujeito, uma vez que desse monitoramento depende sua inscrição como discurso autorizado pelos pares do círculo onde busca sua inserção – a Academia.

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Comment citer

Taschetto, T. R. (2012). A (im)pessoalidade no discurso acadêmico: o desvio marcado pelo sintoma. Fragmentum, (30), 27–37. https://doi.org/10.5902/11189