Ferdinand de Saussure e seu saber- fazer com a escrita. Ou do que se circunscreve de um enigma.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219487066

Palabras clave:

Resenha, Linguística

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Fausta Pereira de Castro, Universidade Estadual de Campinas

Professora titular desde 2006 e agora aposentada/colaboradora (2014-vigente) do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É mestre em psicologia pela Universidade Paul Valéry - Montpellier (França); doutora em ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com uma tese sobre a argumentação na fala da criança; realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Londres. Coordena o Grupo de Pesquisa em Aquisição de Linguagem/CNPq (GPAL) do IEL/UNICAMP , é pesquisadora do CNPq (1D) e membro do "Cercle Ferdinand de Saussure" em Genebra. Fundou e coordenou o GT da ANPOLL "Estudos Saussurianos" (2013-2017) e foi vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Ferdinand de Saussure (UFU). Trabalha na articulação entre a teoria saussuriana e as questões atinentes à aquisição de linguagem, sobretudo através do tratamento de temas saussurianos de forte repercussão nos estudos sobre a linguagem infantil, como o tempo e a mudança linguística, a analogia e identidade linguística. Dedica-se ainda ao estudo da epistemologia e filologia saussuriana. Coordenou, junto ao CEDAE/UNICAMP, a digitalização e o lançamento da Plataforma de Documentos Sonoros (Fapesp/CAPES) com os dados do Projeto de Aquisição da Linguagem, totalizando 423 horas das falas de oito crianças brasileiras.

Citas

TURRA, B.M. Ferdinand de Saussure e seu saber- fazer com a escrita. Ou do que se circunscreve de um enigma. Campinas: Mercado de Letras, p. 276. 2023.

Publicado

2024-06-26

Cómo citar

Castro, M. F. P. de. (2024). Ferdinand de Saussure e seu saber- fazer com a escrita. Ou do que se circunscreve de um enigma. Fragmentum, (62), 62–63. https://doi.org/10.5902/2179219487066