Leitura aberta: por uma construção da leitura literária no ensino

Autores/as

  • Fani Miranda TABAK Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219455242

Palabras clave:

Leitura aberta, Recepção, Leitor literário.

Resumen

Iniciamos um debate sobre a leitura literária enquanto fenômeno recepcional e dentro de uma necessidade de que esteja ligada ao processo da experiencia subjetiva. Partindo das ideias de Eco, Iser, Jauss e Larrosa pensamos a leitura literária como uma leitura aberta que possa abrigar os processos de escuta, olhar e pensamento de um indivíduo que seja transformado por esses processos.      

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fani Miranda TABAK, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Estudos Literários 

Professora Associada

Literatura comparada

Citas

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., n.19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 18 mar. 2020.

ECO, Umberto. Obra Aberta. São Paulo: Perspectiva, 1976.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 2. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução: Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

LISPECTOR, Clarice. Quase de Verdade. São Paulo: Rocco, 1999.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução: Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Revista Via Atlântica, São Paulo, n. 14, p. 11-22, 2008.

Publicado

2021-06-09 — Actualizado el 2022-03-22

Versiones

Cómo citar

TABAK, F. M. (2022). Leitura aberta: por uma construção da leitura literária no ensino. Fragmentum, (57). https://doi.org/10.5902/2179219455242 (Original work published 9 de junio de 2021)