Linguística da enunciação e distanciamento social: uma reflexão sobre presença e ausência a partir do sistema pronominal

Autores

  • Charlies Uilian de Campos SILVA Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219448269

Palavras-chave:

teoria da enunciação, sistema pronominal, distanciamento social, práticas escolares

Resumo

Este artigo procura compreender como o cenário de distanciamento social está relacionado às reflexões de Benveniste que formam sua teoria enunciativa. Com a suspensão de diversas atividades presencias, incluindo as aulas, vivemos um contexto de incertezas em relação ao processo pedagógico e nossos papéis enquanto professores e estudantes. Assim, partindo das reflexões sobre pronomes e discutindo noções de pessoa, tempo, espaço e subjetividade, propomos uma perspectiva teórica capaz de instaurar uma dimensão ética na teoria enunciativa, buscando compreender como nossa relação com o outro no atual contexto de distanciamento social pode conduzir nossas palavras e atitudes nesse cenário pandêmico.

 

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Biografia do Autor

Charlies Uilian de Campos SILVA, Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professor EBTT do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2020-11-27 — Atualizado em 2022-03-23

Versões

Como Citar

SILVA, C. U. de C. (2022). Linguística da enunciação e distanciamento social: uma reflexão sobre presença e ausência a partir do sistema pronominal. Fragmentum, (56), 177–193. https://doi.org/10.5902/2179219448269 (Original work published 27º de novembro de 2020)