Pesquisa acadêmica e movimento surdo: a sobreposição de um fazer acadêmico e de um fazer ativista no fio do discurso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219442042

Palabras clave:

surdos, ativismo social, movimento surdo, pesquisa acadêmica, discurso acadêmico

Resumen

À luz da Análise do Discurso de orientação francesa (MAINGUENEAU, 2005, 2008), o presente artigo analisa a introdução de uma tese de doutorado produzida por uma surda ativista no movimento surdo, com o intuito de investigar como a tensão constitutiva entre um fazer acadêmico (a produção de uma tese) e um fazer militante (o engajamento em uma luta social) se resolve no fio do discurso de uma pesquisa considerada engajada. Os resultados mostram que a relação de ativismo é explicitamente relatada pela locutora, que projeta sobre si um ethos híbrido, que mescla feixes constitutivos tanto da imagem de uma pesquisadora com poder de discernimento quanto de uma ativista engajada, com predomínio da segunda imagem.

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Biografía del autor/a

Maria Clara Maciel de Araújo RIBEIRO, Universidade Estadual de Montes Claros

Professora do Mestrado em Letras e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros

Departamento de Letras

Glaucia Muniz Proença LARA, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Mestrado em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Faculdade de Letras

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Publicado

2020-07-20 — Actualizado el 2022-03-24

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Cómo citar

RIBEIRO, M. C. M. de A., & LARA, G. M. P. (2022). Pesquisa acadêmica e movimento surdo: a sobreposição de um fazer acadêmico e de um fazer ativista no fio do discurso. Fragmentum, (55), 97–118. https://doi.org/10.5902/2179219442042 (Original work published 20 de julio de 2020)

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