ENTRE A SEDUÇÃO E O SONHO: UMA LEITURA DE “O HOMEM DOS SONHOS”, DE MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO, À LUZ DA FILOSOFIA DE SOREN KIERKEGAARD

Autores/as

  • Márcia Manir Miguel Feitosa Universidade Federal do Maranhão
  • Leonardo Silva Sousa Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da mesma universidade.

DOI:

https://doi.org/10.5902/fragmentum.v0i47.21552

Palabras clave:

Filosofia, Literatura, Existência

Resumen

O objetivo deste trabalho consiste em aproximar a Filosofia de Sören Kierkegaard (1813-1855) da Literatura de Mário de Sá-Carneiro (1890-1916), por meio da análise da personagem “O russo”, do conto O homem dos sonhos. À luz da estadia estética em Kierkegaard, inspirada na obra Diário de um sedutor, será possível identificar aproximações e afinidades entre as personagens e como se desenvolve esse estádio existencial no pensamento do filósofo dinamarquês.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Manir Miguel Feitosa, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Literatura Portuguesa pela USP e Pós-Doutora em Estudos Comparatistas pelo Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. Profa. Associada nível IV da Universidade Federal do Maranhão.

Citas

ALMEIDA, Jorge Miranda de; VALLS, Álvaro Luiz de Montenegro. Kierkegaard. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BARROS, Tania Sturzbecher de. O duplo em Céu e fogo de Mário de Sá-Carneiro. Dissertação (Mestrado em Letras e Estudos Literários). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2003.

BUENO, Alexei. Introdução: Sá-Carneiro e o Brasil: à procura do último ideal. In: SÁ-

FARAGO, France. Compreender Kierkegaard. Tradução de Ephraim F. Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

GILLES, Thomas Ransom. História do Existencialismo e da Fenomenologia. São Paulo: EPU, Ed. Universidade de São Paulo, 1975.

GRAMMONT, Guiomar de. Don Juan, Fausto e o Judeu Errante em Kierkegaard. Petropólis, RJ: Catedral das Letras, 2003.

KIERKEGAARD, Sören Aabye. Diário de um sedutor. Os pensadores. Tradução de Carlos Grifo. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

KIERKEGAARD, Sören Aabye. Temor e tremor. Os pensadores. Tradução de Maria José Marinho. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

KIERKEGAARD, Sören Aabye. O desespero humano (doença até a morte). Os pensadores. Tradução de Adolfo Casais Monteiro. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

KIERKEGAARD, Sören Aabye. Vida e obra. Coleção: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

KIERKEGAARD, Sören Aabye. O conceito de angústia. Tradução de Álvaro Luiz de Montenegro Valls. 2. ed. Petrópolis: Vozes, [1844] 2010. (Pensamento Humano).

KIERKEGAARD, Sören Aabye. Migalhas filosóficas ou um bocadinho da filosofia de João Clímacus. Tradução de Álvaro Luiz de Montenegro Valls e Ernani Reichmann. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, [1844] 2011.

PROTÁSIO, Myriam Moreira. Da genialidade sensível ao amor à norma: existência e consciência em Kierkegaard. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014.

SÁ-CARNEIRO, Mário de. Obra Completa. Introdução e organização de Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.

VALLS, Álvaro Luiz de Montenegro. Os sedutores românticos: a força e o método. In: RIBEIRO, Renato Janine (Org.). A sedução e suas máscaras: ensaio sobre Don Juan. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Publicado

2017-03-16

Cómo citar

Feitosa, M. M. M., & Sousa, L. S. (2017). ENTRE A SEDUÇÃO E O SONHO: UMA LEITURA DE “O HOMEM DOS SONHOS”, DE MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO, À LUZ DA FILOSOFIA DE SOREN KIERKEGAARD. Fragmentum, (47), 11–27. https://doi.org/10.5902/fragmentum.v0i47.21552