MITOS GREGOS NO TEATRO BRASILEIRO DOS ÚLTIMOS 30 ANOS

Autores/as

  • Carlinda Fragale Pate Nuñez

DOI:

https://doi.org/10.5902/20736

Palabras clave:

teatro mítico, transferência cultural, experiência exílica.

Resumen

A experiência exílica é uma tônica em peças brasileiras recentes de tema mítico. Baseado na Trilogia perversa (BENDER, 1986), em Ismene, Princesa de Tebas (SENNA, 2006) e n’ O Olimpo carioca (BRANDÃO, 2012), o artigo mostra que os mitos antigos, enquanto mapeiam problemáticas palpitantes para a época em que eles retornam (o páthos do imigrante, do perseguido político e mesmo da cidade tida como refúgio ideal para problemas “olímpicos”), funcionam como o “tiroir à double entrée” de que fala Espagne (1999, p. 78): não são apenas pontos de passagem entre culturas, mas deflagradores de “itinerários da memória” (ESPAGNE, 1999, p. 138).

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Publicado

2015-12-19

Cómo citar

Nuñez, C. F. P. (2015). MITOS GREGOS NO TEATRO BRASILEIRO DOS ÚLTIMOS 30 ANOS. Fragmentum, (45), 37–53. https://doi.org/10.5902/20736