CONSTRUÇÕES IMAGINÁRIAS DE/ENTRE SUJEITOS PELOS CAMPOS E PELAS SERRAS DO RIO GRANDE, DE SÃO PEDRO*
DOI:
https://doi.org/10.5902/18053Palabras clave:
sujeito, discurso, imagens, imaginário.Resumen
O presente trabalho tem como aporte teórico a Análise de Discurso de fundação francesa e como objeto de pesquisa o sujeito gaúcho e o sujeito imigrante italiano, via representações desses sujeitos no discurso literário. A fim de analisar como se materializam, na e pela linguagem, as construções imaginárias desses sujeitos, em diferentes processos discursivos, valemo-nos de recortes discursivos advindos da Literatura produzida no Rio Grande do Sul de cunho histórico-ficcional, em momentos de encontro entre esses dois sujeitos. Serão destacados aspectos que envolvem identidade e alteridade, aproximação e distanciamento.
* Nosso título faz referência à nomeação e à designação dada no Período Imperial (1822-1889)ao hoje Estado do Rio Grande do Sul, a saber, Província de São Pedro do Rio Grande do Sul,uma vez que o acompanhamento pelo Estado dos processos de colonização e de imigração se efetivam nesse período (cf. IOTTI, 2001).
Descargas
Citas
BARBARÁ, Mário. Desgarrados. 1981. Disponível em: <http://letras.mus.br/mario-barbara/171673/>. Acesso em: set. 2014.
BRUST. Viviane T. B. O efeito “chapéu de Clementis”: imagens do sujeito imigrante italiano na Quarta Colônia. 171p. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS: UFSM, 2013.
HAROCHE, Claudine. Fazer dizer, querer dizer. Tradução Eni P. Orlandi. São Paulo: Hucitec, 1992 [1981].
HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2009.
IOTTI, Luiza Horn. Imigração e poder: a palavra oficial sobre os imigrantes italianos no Rio Grande do Sul (1875-1914). Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2010.
______. (Org.) Imigração e Colonização: legislação de 1747-1915. Porto Alegre: Assembléia Legislativa do Estado do RS. – Caxias do Sul: EDUCS, 2001.
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas, SP: Pontes, 2009 [1999].
______. Discurso & Leitura. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
______. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, SP: Unicamp, 2007.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Tradução Eni Puccinelli Orlandi et al. Campinas, SP: Unicamp, 2009 [1975].
______; FUCHS, Catherine. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, Françoise; HAK, Tony (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 4. ed. Tradução Bethania Mariani et al. Campinas, SP: Unicamp, 2010 [1975].
______. Análise Automática do Discurso (AAD – 69). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 4. ed. Tradução Bethania Mariani et al. Campinas, SP: Unicamp, 2010 [1969].
PETRI, Verli. O funcionamento do movimento pendular próprio às análises discursivas na construção do “dispositivo experimental” da Análise de Discurso. In: DIAS, Cristiane; PETRI, Verli (Org.). Análise de Discurso em perspectiva: teoria, método e análise. Santa Maria: Editora da UFSM, p. 39-48, 2013.
______. Reflexões acerca do funcionamento das noções de língua e de sujeito no dicionário de regionalismos do Rio Grande do Sul. Língua e Instrumentos Linguísticos, n. 13/14, Campinas/SP, 2010.
______. Imaginário sobre o gaúcho no discurso literário: da representação do mito em Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, à desmitificação em Porteira Fechada, de Ciro Martins. Tese (Doutorado em Letras). Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2004.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
Obras analisadas
POZZENATTO, José Clemente. O quatrilho. 4. ed. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1989.
VERISSIMO, Erico. O tempo e o vento. 13. ed. Porto Alegre, Editora Globo, 1976.
Fontes eletrônicas
<http://www.paginadogaucho.com.br/california/hist.php>. Acesso em: set. 2014.
<http://letras.mus.br/mario-barbara/171673/>. Acesso em: set. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ficam concedidos a Fragmentum todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.