A PRODUÇÃO DO ARTESANATO, COMO ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE VILA PROGRESSO NO MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA DO SUL – RS

Auteurs

  • Maria do Carmo da Silva URCAMP
  • José Geraldo Wizniewsky UFSM

Résumé

As unidades de produção rural estruturadas no trabalho familiar, noprocesso de desenvolvimento do capitalismo brasileiro, sofreram ações deexpansão e de retração conforme determinadas conjunturas econômicas.Neste processo de modernização tecnológica da agricultura, para estesagricultores foi diferenciada, segundo as regiões, estratos de área e tipos deprodutos cultivados. Os produtores familiares que não foram alijados desseprocesso desenvolveram-se subordinados a uma estrutura concentrada dapropriedade da terra e dos mercados no Brasil. As unidades produtivasfamiliares rurais, por conta da expansão do capitalismo no campo, tiveramque se adaptar e reorganizar suas atividades para continuarem existindo eproduzindo na terra. Nessa reorganização de suas atividades passaram acombinar atividades agrícolas e não-agrícolas. Deste contexto emergiu apluriatividade, com uma grande diversidade social e espacial. Neste estudo,a pluriatividade é representada pelo artesanato como uma forma deestratégia de reprodução da agricultura familiar. O objeto deste trabalho é acaracterização da agricultura familiar da comunidade de Vila Progresso,pertencente ao município de Caçapava do Sul – RS, tentando focalizá-laparalelamente ao desenvolvimento de outra atividade, o artesanato.Procurou-se observar a comunidade como um todo, ou seja, desdeaspectos da vida comunitária, as atividades artesanais, o cultivo da terra eas relações de trabalho.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Maria do Carmo da Silva, URCAMP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar daUniversidade Federal de Pelotas. Professora – URCAMP. Campus de Caçapava do Sul.

José Geraldo Wizniewsky, UFSM

Orientador- Professor do Departamento Educação Agrícola e Extensão Rural e do Programa dePós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal de Santa Maria – RS.

Téléchargements

Publiée

2011-02-04

Comment citer

Silva, M. do C. da, & Wizniewsky, J. G. (2011). A PRODUÇÃO DO ARTESANATO, COMO ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE VILA PROGRESSO NO MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA DO SUL – RS. Extensão Rural, (21), 17–36. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5568

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice