Análise do padrão estacional e previsão dos preços da soja aos produtores do estado de São Paulo, Brasil

Autores/as

  • Celso Correia de Souza Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Campo Grande, MS
  • Janaína Outeiro de Andrade Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Campo Grande, MS
  • Luiz Henrique Brito Lemes Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Campo Grande, MS
  • Hevelyne Henn da Gama Viganó Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Campo Grande, MS
  • Anderson Susumu Kazama Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Campo Grande, MS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179626646

Palabras clave:

IVEP do preço da soja, LICP e LSCP do preço da soja, mercado da soja, produção de soja

Resumen

Este artigo discute a sazonalidade dos preços da soja para os produtores de janeiro de 2000 a dezembro de 2016, no estado de São Paulo (SP). Considerando o preço como a variável mais importante na decisão de comercialização dessa commodity, foi analisado o índice de variação sazonal percentual (IVEP) da soja comercializada no estado de São Paulo, Brasil, bem como os limites inferior e superior de confiança percentuais (LICP e LSCP), no período de 2000 a 2016. Utilizando conceitos de séries temporais e da técnica ARIMA, analisou-se a tendência de preços da soja no período considerado e realizou-se uma provisão dos preços desse produto para os doze meses seguintes, ano de 2017. Os resultados constataram que os preços do saco de soja variaram muito, tanto dentro de um mesmo ano, quanto ao longo do período estudado (de 2000 a 2016). Em virtude da oferta de soja ser maior no primeiro semestre do ano devido a colheita do produto, os preços do saco de soja são menores nesse período e se elevam durante o segundo semestre. No período de março a maio de cada ano, apesar do preço praticado pelo mercado ser menor, o histórico dos preços mostra que o produtor pode vender o seu produto por um excelente preço, sem muitos riscos de prejuízos. As previsões dos preços do saco de soja para os meses do ano de 2017, logo após o período estudado, utilizando o modelo ARIMA se mostrou robusto, apresentando um bom desempenho, com pequenos erros de previsão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Celso Correia de Souza, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Campo Grande, MS

Professor do Mestrado Profissional em Produção e Gestão Agroindustrial da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP, Campus III, Campo Grande, MS

Janaína Outeiro de Andrade, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Campo Grande, MS

Mestranda em Produção e Gestão Agroindustrial – UNIDERP/ANHANGUERA – Formada em Administração de Empresas

Luiz Henrique Brito Lemes, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Campo Grande, MS

Graduando em Engenharia Agronômica – UNIDERP/ANHANGUERA

Hevelyne Henn da Gama Viganó, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Campo Grande, MS

Doutoranda em Meio Ambiente – UNIDERP/ANHANGUERA – Formada em Física e Matemática pela UFMS

Anderson Susumu Kazama, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Campo Grande, MS

Mestrando em Produção e Gestão Agroindustrial – UNIDERP/ANHANGUERA – Formado em Administração de Empresas

Citas

AMARO, A. A.; CARVALHO, M. A. de.; MELLO, N. T. C. de.; SILVA, V. da. Prognóstico agrícola 2005/06. Disponível em: <http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=3700>. Acessado em: 18 dez 2016.

ARIAS, E. R. A., SOUZA, C. C. de, FLORES, J. M., PEREIRA, M. M. Estacionalidade dos preços e da quantidade comercializada de milho verde no mercado atacadista do CEASA de Campo Grande, estado do Mato Grosso do Sul. Informações Econômicas, v. 39, n. 3, mar. 2009.

BOTTINI, P. R.; TSUNECHIRO, A.; COSTA, F. A. G. da. Viabilidade da produção de milho verde na “safrinha”. Informações Econômicas, v. 25, n. 3, p. 49-53, 1995.

CONAB. COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Séries históricas: 2016. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/>. Acessado em: 16 dez 2016.

CAMARGO FILHO, W. P. de; MAZZEI, A. R. Mercado de verduras: planejamento e estratégia na comercialização. Informações Econômicas, v. 31, n. 3, mar. 2001.

CRUZ, J. C.; PEREIRA FILHO, I. A.; RODRIGUES, J. A. S.; FERREIRA, J. J. (Eds.). Produção e utilização de silagem de milho e sorgo. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2001. 544p.

FREITAS, M. de C. M. A cultura da soja no Brasil: o crescimento da produção brasileira e o surgimento de uma nova fronteira agrícola. Enciclopédia Biosfera, v. 7, n. 12, p. 1, 2011.

FÜRSTENAU, V. A safra de grãos de verão 2003/04 no Brasil e no Rio Grande do Sul. Indicadores Econômicos, v. 32, n. 2, p. 1-9, 2004.

GUJARATI, D. Econometria básica, 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2006, 921p.

IEA. INSTITUTO DE ECONOMIA AGRÍCOLA. Soja plantada no Brasil e no Estado de São Paulo. 2016. Disponível em: <http://www.iea.agricultura.sp.gov.br>. Acessado em: 16 dez 2016.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Principais Produtores Nacionais da Cultivar Soja. 2016. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/>. Acessado em: 20 dez 2016.

JACOBS, W.; COSTA, M. Uma referência para a construção de modelos ARIMA para previsão de demanda com base na metodologia de Box-Jenkins. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ENEGEP), 2011, Belo Horizonte - MG. Anais... Belo Horizonte, Minas Gerais, 2011. 14 p.

LOVADINE, D.; BACCHI, M. R. P. Causalidade e Transmissão de Preços entre mercado interno e internacional para produtos do complexo soja. Congresso SOBER. Anais... Ribeirão Preto, SP, 2005.

MORETTIN, P. A.; TOLOI, C. M. C. Análise de séries temporais, 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2006, 531p.

PAULA, S. R. L. de; FAVERET FILHO, P. de S. C. Panorama do complexo soja. BNDES Setorial. Setembro de 1998. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/set804.pdf>. Acessado em 20 dez 2016.

STEFANELO, E. L. Soja: 2008. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/10_10_25_11_12_56_soja_maio_2008.pdf>. Acessado em: 18 dez 2016.

TSUNECHIRO, A. Valor da produção agropecuária do Brasil em 2002. Revista Informações Econômicas, v. 34, n. 2, fev. 2004.

Publicado

2018-12-23

Cómo citar

Souza, C. C. de, Andrade, J. O. de, Lemes, L. H. B., Viganó, H. H. da G., & Kazama, A. S. (2018). Análise do padrão estacional e previsão dos preços da soja aos produtores do estado de São Paulo, Brasil. Extensão Rural, 25(1), 78–92. https://doi.org/10.5902/2318179626646

Artículos más leídos del mismo autor/a