A percepção de compradores sobre a qualidade da carne suína in natura no mercado varejista de Campo Grande (MS)

Celso Correia de Souza, Rafael Gabriel, José Fransisco dos Reis Neto, Daniel Massen Frainer

Resumo


Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção de compradores sobre a qualidade da carne suína in natura no mercado varejista de Campo Grande (MS). Uma amostra aleatória de 400 indivíduos da cidade foi investigada, em lugares perto de pontos de venda de carne suína fresca. Foram realizadas estatísticas univariadas, bivariadas e multivariadas concluindo que 76,75% da população consumiam carne suína fresca. Destes, 49% consumiram pelo menos uma vez por semana. O preço não influenciava a frequência de consumo de carne suína, mas a facilidade de preparação, principalmente, em relação às mulheres que têm pouco tempo para fazer as refeições em casa. Além disso, oferecendo uma maior variedade de cortes poderia trazer um aumento na frequência de consumo desta carne. Verificou-se que ainda existem fatores que inibem o consumo de carne suína. No entanto continua a ser a percepção de que a carne tem uma quantidade elevada de colesterol e de gordura, problemas de higiene com risco para a saúde que tem limitado a uma maior procura. O uso do marketing pode melhorar a imagem da carne suína para o consumidor, a fim de eliminar preconceitos sobre este produto e mostrar seus pontos fortes como o sabor e maciez.


Palavras-chave


carne gorda, comportamento do consumidor, risco à saúde, saúde animal.

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DOI: https://doi.org/10.5902/2318179621488

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