A percepção de compradores sobre a qualidade da carne suína in natura no mercado varejista de Campo Grande (MS)

Autores

  • Celso Correia de Souza Universidade Anhanguera Uniderp
  • Rafael Gabriel Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Fransisco dos Reis Neto Universidade Anhanguera Uniderp
  • Daniel Massen Frainer Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179621488

Palavras-chave:

carne gorda, comportamento do consumidor, risco à saúde, saúde animal.

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção de compradores sobre a qualidade da carne suína in natura no mercado varejista de Campo Grande (MS). Uma amostra aleatória de 400 indivíduos da cidade foi investigada, em lugares perto de pontos de venda de carne suína fresca. Foram realizadas estatísticas univariadas, bivariadas e multivariadas concluindo que 76,75% da população consumiam carne suína fresca. Destes, 49% consumiram pelo menos uma vez por semana. O preço não influenciava a frequência de consumo de carne suína, mas a facilidade de preparação, principalmente, em relação às mulheres que têm pouco tempo para fazer as refeições em casa. Além disso, oferecendo uma maior variedade de cortes poderia trazer um aumento na frequência de consumo desta carne. Verificou-se que ainda existem fatores que inibem o consumo de carne suína. No entanto continua a ser a percepção de que a carne tem uma quantidade elevada de colesterol e de gordura, problemas de higiene com risco para a saúde que tem limitado a uma maior procura. O uso do marketing pode melhorar a imagem da carne suína para o consumidor, a fim de eliminar preconceitos sobre este produto e mostrar seus pontos fortes como o sabor e maciez.

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Biografia do Autor

Celso Correia de Souza, Universidade Anhanguera Uniderp

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1972); mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e; doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994). É professor aposentado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas, MS. Atualmente, é professor doutor da Universidade Anhanguera Uniderp, Campus de Campo Grande, MS. É professor do Curso de Matemática e dos Mestrados em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Produção e Gestão Agroindustrial e do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp de Campo Grande (MS).

Rafael Gabriel, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Administração

Mestrao em Produção e Gestão Agroindustrial

José Fransisco dos Reis Neto, Universidade Anhanguera Uniderp

Graduado em Engenharia Elétrica

Mestre em Administração

Doutorando em Administração

Daniel Massen Frainer, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduado em Economia

Mestre em Economia

Doutor em Economia

Pós-Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

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Publicado

2016-10-19

Como Citar

Souza, C. C. de, Gabriel, R., Reis Neto, J. F. dos, & Frainer, D. M. (2016). A percepção de compradores sobre a qualidade da carne suína in natura no mercado varejista de Campo Grande (MS). Extensão Rural, 23(3), 151–168. https://doi.org/10.5902/2318179621488

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