OS IMPACTOS SOCIAIS DOS PROGRAMAS DE FOMENTO FLORESTAL

Vivien Diesel, José Marcos Froehlich, Pedro Selvino Neumann, Ivone Rodrigues, Luis Antonio dos S. de Freitas

Resumo


A perspectiva de crescimento que a indústria florestal vem apresentando noBrasil, particularmente na produção de polpa de celulose, fez aumentar a demanda por matéria-prima nos anos recentes. Dentre as estratégias adotadas para suprir esta demanda destaca-se a política de fomento florestal que visa produtores de diversas categorias. O presente artigo objetiva identificar a argumentação presente no discurso de legitimação das iniciativas de “fomento florestal”, confrontando-os com reflexões presentes na literatura e resultados de estudos empíricos conduzidos no Brasil. Adescrição destes programas de fomento tende a apresentá-los como orientados ao aproveitamento da capacidade produtiva de solos degradados em pequenas propriedades rurais, que geram benefícios sociais e ambientais diversos. O exame dos dados aponta para o fato de que a conjuntura atual favorece tanto as iniciativas de fomento que buscam a legitimação social da empresa quanto àquelas orientadas a terceirização da produção. No referente ao perfil dos beneficiários, observa-se a tendência de formação de florestas comerciais em médias e grandes unidades produtivas. A confirmar esta tendência, o fomento florestal representará uma alternativa para médios e grandes produtores de regiões deprimidas assegurarem a manutenção da propriedade rural. Neste sentido, pode-se contestar as teses atualmente difundidas sobre os impactos sociais dos programas de “fomento florestal” e, consequentemente, a legitimidade de seu subsídio pelo Estado.

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