Um estudo sobre os sentidos do trabalho para os agricultores familiares a partir da pluriatividade

Autores

  • Isadora Wayhs Cadore Virgolin Universidade Federal de Santa Maria
  • Clayton Hillig Universidade Federal de Santa Maria
  • José Marcos Froehlich Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179610499

Palavras-chave:

Trabalho, Pluriatividade, Sentidos, Agricultura Familiar

Resumo

Neste artigo trata-se da pluriatividade a partir de um estudo realizado com onze agricultores familiares que conciliam a atividade agrícola com a atividade de reciclagem na Cooperativa de Recicladores Orgânicos e Inorgânicos, situada na zona rural do município de Santa Cecília do Sul na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo geral do estudo foi analisar o sentido do trabalho para os agricultores familiares pluriativos, tomando em consideração a vinculação destes à Cooperativa. A pesquisa se caracterizou como qualitativa do tipo descritiva. Os dados empíricos foram coletados por meio da realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstraram que o ambiente social a que se integram os agricultores vem sofrendo transformações significativas oferecendo alternativas de trabalho, às quais os agricultores se engajam, redimensionando as condições de reprodução social. Verificou-se que a conciliação do trabalho agrícola com outra atividade tem engendrado novos sentidos do trabalho para o agricultor. Estes sentidos extrapolam o aspecto econômico, relacionando-se ao âmbito das relações familiares, da sociabilidade, dos papéis sociais, da autonomia dos trabalhadores, da função social das atividades de trabalho entre outros. Também se evidencia pelo pesquisador um sentido negativo da atividade laboral para os sujeitos em função da sobrecarga de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Wayhs Cadore Virgolin, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Serviço Social. Mestra em Extensão Rural (UFSM). Doutoranda em Extensão Rural (PPGExR/UFSM). Docente na Universidade de Cruz Alta.

Clayton Hillig, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Medicina Veterinária. Mestre em Extensão Rural (UFSM). Doutor em Sociologia (UFRGS). Docente na Universidade Federal de Santa Maria.

José Marcos Froehlich, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Agronomia. Mestre em Sociologia (UFRGS). Doutor em Ciências Sociais (UFRRJ). Pós- doutor em Antropologia Social (Universidade de Sevilha). Docente Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2015-11-02

Como Citar

Virgolin, I. W. C., Hillig, C., & Froehlich, J. M. (2015). Um estudo sobre os sentidos do trabalho para os agricultores familiares a partir da pluriatividade. Extensão Rural, 22(4), 116–134. https://doi.org/10.5902/2318179610499