Assistência multiprofissional à saúde na atenção materno infantil: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115168416

Palavras-chave:

Equipe Multiprofissional, Serviços de Saúde Materno-Infantil, Dieta Saudável, Câncer Mamário

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, com objetivo de promover ações educativas de forma lúdica abordando temas atuais e relevantes com enfoque na saúde da mulher e da criança realizado no período de agosto e outubro de 2021 na UBS, promovido por residentes de um Hospital Amigo da Criança. Foram realizadas duas ações: um com enfoque na saúde da criança sobre alimentação saudável com 3 gincanas (tiro ao alvo, boliche e “que alimento é esse?”) e outro voltado a saúde da mulher abordando o tema de prevenção de câncer de mama promovido especialmente no mês de outubro. As gincanas propiciaram as crianças reflexão crítica nas escolhas alimentares saudáveis, já o momento com as mulheres foi observado quebra de tabu em relação ao cuidado na prevenção de câncer de mama e maior interação entre as participantes e as residentes por meio do método dialógico. Por fim, a aprendizagem se deu de forma mútua, ressaltando a construção do conhecimento em ambos os lados (residentes e participantes).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hémyllen Taisa Diniz da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nutricionista pós-graduanda pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil

Isadora Dávila da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Farmacêutica pós-graduanda pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil

Aline Constantina da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira pós-graduanda pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil

Referências

ALBUQUERQUE, V. S. et al. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Revista brasileira educação médica, v. 32, n. 3, p. 356-62, 2008.

BRANDÃO, C.R. O que é educação. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense; 1981. Brasil. Ministério da Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde: experiências, avanços e desafios. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

BRITO, Andreza Luciana de Sousa. Educação alimentar e nutricional com crianças do segundo período da educação infantil. [Trabalho de conclusão de curso em nutrição]. 2017.

DIAS, Jéssica David, et al. Uso de serious games para enfrentamento da obesidade infantil: revisão integrativa da literatura. Texto & Contexto Enfermagem, v.26 p. 1-10. 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed., p. 1–92, 1996.

GARÓFOLO, A et al. Dieta e câncer: um enfoque epidemiológico. Rev. Nutr., Campinas, v.17, sulp. 4, p.491-505, out./dez, 2004.

INCA - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. A situação do câncer de mama no Brasil: síntese de dados dos sistemas de informação. Rio de Janeiro: INCA, 2019.

JARDIM, Jean Brum; DE SOUZA, Inês Leoneza. Obesidade infantil no Brasil: uma revisão integrativa. Journal of Management & Primary Health Care, v. 8, p. 66-90, 2017.

KUENZER, A. Z. Competência como práxis: os dilemas da relação entre teoria e prática na educação dos trabalhadores. Boletim técnico do SENAC, v. 29, n. 1, p. 16-27, 2018.

LIMA, D. P. et al. A importância da integração universidade e serviços de saúde. Rev. Ciênc. Ext. v.6, n.1, p.135, 2010.

MARQUES, J. B.; et al. Contribuições da equipe multiprofissional de saúde no Programa Saúde da Família (PSF): uma atualização da literatura. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 31, n. 2, p. 246, 2014.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Instituto Nacional de Câncer. Estimativas 2016: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2016.

Perego MG, Devincenzi MU.

A gestação de um trabalho em grupo no contexto da Residência Multiprofissional. In: Pereira EMA, organizador. Inovações curriculares: experiências no ensino superior com foco na interdisciplinaridade. Campinas: Unicamp; 2014. v.1, p.863-901.

REDE CÂNCER. Comunicação, uma estratégia contra o câncer. Edição 36. Dezembro, 2016.

RIBEIRO, E. C. O. A educação dos profissionais de saúde na América Latina: teoria e prática de um movimento de mudança. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 4, n. 7, p. 139-142, 2000.

SOARES, S.M; SILVA, L. B; SILVA, P. A. B. O teatro em foco: estratégia lúdica para o trabalho educativo na saúde da família. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro , v. 15, n. 4, p. 818-824, Dec. 2011.

Downloads

Publicado

2022-12-18

Como Citar

Silva, H. T. D. da, Silva, I. D. da, & Silva, A. C. da. (2022). Assistência multiprofissional à saúde na atenção materno infantil: relato de experiência. Experiência. Revista Científica De Extensão, 8(2), 97–104. https://doi.org/10.5902/2447115168416

Edição

Seção

Relatos de experiência