A divulgação das Neurociências na Educação: Uma análise das ações da Semana Internacional do Cérebro no Brasil (2010-2024)

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115191235

Schlagworte:

Neurociências, Educação, Semana Internacional do Cérebro

Abstract

Esta comunicação de resultado de pesquisa visa relatar a divulgação sobre as Neurociências na Educação por meio da análise das ações promovidas na Semana Internacional do Cérebro (SIC) entre os anos de 2010 e 2024. A metodologia incluiu revisão de materiais de divulgação científica e análise das principais ações promovidas no Brasil. Os resultados indicam que eventos interativos, como exibição de filmes e oficinas práticas, potencializaram a compreensão dos conceitos neurocientíficos. Conclui-se que a SIC tem ampliado significativamente a alfabetização científica e a integração entre ciência e sociedade em torno das Neurociências.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Dyla Maria Duarte Lisboa, Universidade Federal de Lavras

Formada em Psicologia pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) em 2020, com bolsa integral pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde desenvolveu a pesquisa intitulada "Popularização das Neurociências junto a escolares: Repercussões da ação de extensão Cinema, Ciência e Cérebro. Atualmente, está concluindo a graduação em Pedagogia pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Especialista em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Grupo Educacional UNIS, também possui pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Complementou a formação em cursos como Ensino e Aprendizagem na EaD (IFRS), Docência e Tutoria EaD (IFMG), Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos (UFLA) e Tecnologias Educacionais e Inovação Pedagógica (UFC). Atua como Psicóloga Escolar e Educacional na Prefeitura Municipal de Varginha desde 2023, promovendo saúde mental e estruturando práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento integral. Anteriormente, foi agente de desenvolvimento infantil no mesmo município, participando do planejamento e execução de atividades pedagógicas. Em consultório particular, trabalha como Psicóloga Clínica desde 2021, atendendo presencialmente em Varginha/MG e online, com foco em crianças, adolescentes e adultos. Já durante a graduação em Psicologia, realizou estágios em diferentes áreas de atuação, incluindo Psicologia Clínica, Escolar, Hospitalar e Social, além de realizar atividades voltadas à avaliação psicológica. No âmbito acadêmico, acumula experiências como autora e palestrante. Publicou capítulos de livros e resumos expandidos em congressos científicos, destacando-se com o trabalho "Neurociência e Filosofia da Diferença" e projetos como a "Semana de Conscientização sobre o Cérebro". Foi premiada em 2022 pelo projeto "O descobrimento das emoções enquanto estratégia de desenvolvimento das habilidades socioemocionais", vencedor na categoria Criatividade e Inovação na Mostra de Projetos do IFSULDEMINAS. Participa ativamente de eventos acadêmicos e científicos relacionados às áreas de Educação, Psicologia e Neurociências. A atuação abrange a organização e execução de projetos, a popularização da ciência e o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação docente, consolidando-se como uma profissional dedicada à integração entre teoria e prática no campo da Educação, Psicologia e das Neurociências.

Alessandro Teodoro Bruzi, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Presbiteriana Gammon (2000), especialização em Treinamento Esportivo (2002) e mestrado em Educação Física (2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais, e doutorado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Professor associado da Universidade Federal de Lavras. Atua nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física e é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFLA) e do curso de Mestrado Acadêmico em Educação Física (PPGEF-UFLA). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física para crianças, Comportamento Motor Humano e Educação e Neurociências.

Literaturhinweise

AZIZE, N. A comunicação das neurociências para o público leigo. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas e Comportamentais, 1(1), 1-16, 2010.

AZIZE, R. Neurociência e cultura: o cérebro na era contemporânea. São Paulo: Blucher, 2010.

BRAIN AWARENESS WEEK (BAW). Brain Awareness Week Activities 2016. Washington, DC: Dana Foundation, 2016. Disponível em: https://www.fens.org/wp-content/uploads/2021/03/BAW-Final-Report-2016.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.

BUCK, C. H. et al. II Semana Nacional do Cérebro (SNC/2013): popularizando as neurociências. Neurociência e Psicologia, 2014.

BUTLER, A. C. et al. Using popular films to enhance classroom learning: the good, the bad, and the interesting. Psychological Science, v. 20, n. 9, p. 1161-1168, 2009.

CIÊNCIAS E COGNIÇÃO. Semana do Cérebro no Brasil: relatório de atividades. Rio de Janeiro: Ciências e Cognição, 2017.

CIÊNCIAS E COGNIÇÃO. Semana Nacional do Cérebro 2021: Educação e Consciência. Rio de Janeiro: Instituto Ciências e Cognição, 2021. Disponível em: https://cienciasecognicao.org/. Acesso em: 30 ago. 2024.

DA SILVA, C. B. Divulgação científica: desafios na popularização das neurociências. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

DA SILVA, M. A. Neurociência e educação: reflexões sobre as implicações da educação cognitiva. Revista Brasileira de Psicologia da Educação, 10(2), 23-34, 2007.

DANA FOUNDATION. About Brain Awareness Week. 2023. Disponível em: https://www.dana.org. Acesso em: 28 out. 2024.

DANA FOUNDATION. Brain Awareness Week. 2017. Disponível em: https://www.dana.org. Acesso em: 28 out. 2024.

DANA FOUNDATION. Brain Awareness Week: a global campaign. Dana Foundation, 2009.

DANA FOUNDATION. Brain Awareness Week: expanding public understanding of neuroscience. New York: Dana Foundation, 2009.

DANA FOUNDATION. Semana Internacional do Cérebro (SIC): objetivos e impacto global. Dana Foundation, 2023.

DOS SANTOS MARTINS, D.; MELLO-CARPES, P. B. Semana do Cérebro: uma análise das atividades realizadas no Brasil. Universidade Federal de Santa Maria, 2014.

DOS SANTOS MARTINS, M.; MELLO-CARPES, P. B. Educação e neurociências: fundamentos e práticas pedagógicas. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2014.

FILIPIN, C.; MELLO-CARPES, P. B.; DOS SANTOS, D. L. Neurociências e educação: estratégias para popularização do conhecimento científico em escolas públicas. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 16, n. 3, p. 75-89, 2023.

FINGER, S. A história das neurociências: uma abordagem histórica e científica. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

FINGER, S. Origins of neuroscience: a history of explorations into brain function. Oxford University Press, 2001.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (Fiocruz). Semana Nacional do Cérebro 2022: saúde e neurociência. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2022. Disponível em: https://www.invivo.fiocruz.br/saude/semana-do-cerebro-2022-especial/. Acesso em: 30 ago. 2024.

KANDEL, E. R. Principles of neural science. 5ª ed. McGraw-Hill, 2018.

NASCIMENTO, T. L.; OLIVEIRA, J. M.; MELLO-CARPES, P. B. O papel das Neurociências na promoção da saúde mental: uma análise da SNC de 2019. Educação e Neurociência, v. 12, n. 3, p. 40-58, 2019.

RISSARDO, J. M.; MELLO-CARPES, P. B. Neurociências e a educação infantil: metodologias interativas na Semana Nacional do Cérebro. Universidade Federal de Santa Maria, 2017.

RISSARDO, J.; CAPRARA, A.; PRADO, A. Projeto Semana Nacional do Cérebro: uma proposta neurocientífica. Experiência, Santa Maria, UFSM, v. 3, n. 1, p. 86-100, 2017.

SFN. Brain Awareness Week: a key initiative in public education. Society for Neuroscience, 2013.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO (SBNeC). Relatório de atividades da Semana Nacional do Cérebro 2012. São Paulo: SBNeC, 2012. Disponível em: https://www.sbnec.org.br. Acesso em: 28 out. 2024.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO (SBNeC). Semana Nacional do Cérebro 2015: conexões que transformam. São Paulo: SBNeC, 2015. Disponível em: https://www.sbnec.org.br. Acesso em: 28 out. 2024.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO (SBNeC). Semana Nacional do Cérebro 2016: neurociência para todos. São Paulo: SBNeC, 2016. Disponível em: https://www.sbnec.org.br. Acesso em: 28 out. 2024.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO (SBNeC). Semana Nacional do Cérebro 2019: neurociência em foco. São Paulo: SBNeC, 2019. Disponível em: https://www.sbnec.org.br. Acesso em: 28 out. 2024.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO (SBNeC). Semana Nacional do Cérebro 2020: neurociência e saúde. São Paulo: SBNeC, 2020. Disponível em: https://www.sbnec.org.br. Acesso em: 28 out. 2024.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO (SBNeC). Semana Nacional do Cérebro 2024: ciência e sociedade. São Paulo: SBNeC, 2024. Disponível em: https://www.sbnec.org.br. Acesso em: 28 out. 2024.

SOCIETY FOR NEUROSCIENCE. Annual report 2013: outreach and education initiatives. Washington, D.C.: SfN, 2013.

UFABC. Ações da Semana Nacional do Cérebro em escolas da região. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2023. Disponível em: https://www.ufabc.edu.br. Acesso em: 28 out. 2024.

UFABC. Semana Nacional do Cérebro: promoção da neurociência e saúde cognitiva. Universidade Federal do ABC, 2014.

UFLA. Semana de Conscientização sobre o Cérebro: atividades de divulgação científica e educação neurocientífica. Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2023. Disponível em: https://ufla.br/noticias/extensao/15808. Acesso em: 28 out. 2024.

UFRGS. Atividades da Semana do Cérebro: neurociência e bem-estar. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020.

UFRGS. II Semana Nacional do Cérebro: atividades educacionais e interativas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.

UFRGS. Neurociência na educação: atividades na Semana Nacional do Cérebro. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

UFRGS. Neurociência na educação: atividades na Semana Nacional do Cérebro. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

UFRN. A relação entre arquitetura e neurociências na II Semana Nacional do Cérebro. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013.

UFSC. Educação e Neurociência: atividades lúdicas e interativas na Semana do Cérebro. Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

UFSM. Semana do Cérebro 2017 na UFSM: integração entre neurociências e educação básica. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2017.

UFSM. Semana Nacional do Cérebro: 2012-2017. Impacto e evolução. Universidade Federal de Santa Maria, 2017.

UNIFAL-MG. Resiliência e neuroplasticidade: atividades práticas na Semana Internacional do Cérebro. Alfenas: Universidade Federal de Alfenas, 2023.

UNIFAL-MG. Semana Nacional do Cérebro em Alfenas: o cultivo da resiliência. Alfenas: Universidade Federal de Alfenas, 2023. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br. Acesso em: 28 out. 2024.

UNIFOR. Semana Nacional do Cérebro: o impacto da neurociência na saúde mental. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2022.

UNIPAMPA. POPNEURO: neurociências para todos – atividades da Semana do Cérebro. Uruguaiana: Universidade Federal do Pampa, 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO). Relatório da Semana do Cérebro 2018. Guarapuava: Unicentro, 2018. Disponível em: https://www2.ufjf.br/anatomia/2019/03/20/semana-internacional-do-cerebro-2019/. Acesso em: 30 ago. 2023.

Veröffentlicht

2025-11-03

Zitationsvorschlag

Lisboa, D. M. D., & Bruzi, A. T. (2025). A divulgação das Neurociências na Educação: Uma análise das ações da Semana Internacional do Cérebro no Brasil (2010-2024). Experiência. Revista Científica De Extensão, 11, e91235. https://doi.org/10.5902/2447115191235

Ausgabe

Rubrik

Relatos de experiência