Prática docente no ensino médio: experiências do estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115186268Parole chiave:
Estágio supervisionado, Ensino médio, Prova de redaçãoAbstract
O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências do Estágio supervisionado de formação de professores para o ensino médio (português) nto Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Ao longo de seis semanas, foram desenvolvidas atividades voltadas à revisão de conteúdos da prova de redação do ENEM 2023. Este projeto extensionista, por meio de aulas expositivas e dialogadas, promoveu o estudo da estrutura e composição do texto dissertativo-argumentativo. Como resultados, destacam-se certas dificuldades dos estudantes no que concerne à elaboração da tese e à construção de uma consistência argumentativa, além de uma evasão ao longo do projeto. Os resultados finais apontam que foi uma ação exitosa e que contribuiu para os discentes e para o estagiário, enquanto professor em formação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Projeto Pedagógico do Curso de Letras ― Língua Portuguesa e Literaturas. Natal, 2017. Disponível em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=118881115. Acesso em: 11 dez. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2022: cartilha do participante. Brasília, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/cartilha_do_participante_enem_2022.pdf. Acesso em: 11 dez. 2023.
GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
MENEGOLO, E. D. DA C. W.; MENEGOLO, L. W. O significado da reescrita de textos na escola: a (re) construção do sujeito-autor. Ciências & Cognição, v. 4, 22 fev. 2011. Disponível em: http://cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/512/283. Acesso em: 11 dez. 2023.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ., Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, out. 2021 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000500060&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 02 jun. 2024.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.