A ludicidade na promoção de saúde infantil: relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115163183

Palabras clave:

Jogos e brinquedos. Promoção da Saúde. Criança. Extensão.

Resumen

Trata-se de um relato de experiência do Projeto de Extensão Promoção em Saúde na Educação Infantil (PROSEI) da Universidade Federal do Paraná, Campus Toledo. Projeto que realizou promoção da saúde infantil por meio do enfoque lúdico. Foram mais de 400 alunos da rede municipal de educação de Toledo/PR atendidos, promovendo a saúde um tema acessível desde a infância. O processo laboral com o público infantil foi gratificante, possibilitando tornar a criança como protagonista. Foi constatado a UFPR como um espaço modificador com um enorme papel na socialização da saúde. Ressalta-se que a escola foi um ambiente propício para o desenvolvimento da educação em saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOMFIM, Ana Marlusia Alves et al. Recurso lúdico no processo de educação em saúde em crianças de escolas públicas de Alagoas: Relato de experiência. Interfaces - Revista de Extensão, [S. l.], v. 3, p. 117-121, jul/dez. 2015.

BOTO, Maria Emília de Melo. Grupos e Equipes de Trabalho nas Organizações . Psicologado, [S.l.]. (2014). Disponível em <https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-organizacional/grupos-

e-equipes-de-trabalho-nas-organizacoes>. Acesso em 24 mai 2020

BRASIL, República Federativa. Decreto presidencial Nº. 6.286, de 5 de dezembro de 2007 que cria o Programa Nacional de Saúde na Escola. Brasília, DF. Diário Oficial da União, de 06 de dezembro de 2007. Seção 2, p. 02. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/decreto/d6286.htm>. Acesso em: 24 de mai de 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde. Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde. Brasília: MS; 2006.

BRASÍLIA, Fundação Nacional de Saúde. Educação em Saúde- Diretrizes, Brasília, 2007.

CERVATO-MANCUSO, Ana Maria et al. O papel da alimentação escolar na formação dos hábitos alimentares. Rev Paul Pediatr, [S. l.], ano 1, n. 31, p. 324-30, 1 jan. 2013.

CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

COSCRATO, Gisele; PINA, Juliana Coelho; MELLO, Débora Falleiros de. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta paul. enferm., São Paulo , v. 23, n. 2, p. 257-263, Abr. 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S010321002010000200017&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 29 mai 2020.

DESSEN, Maria Auxiliadora et al. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Revista Paidéia, [S. l.], p. 21-32, 2007.

DUARTE, Karen Moura et al. Dificuldades encontradas para a implantação da educação popular na realização da promoção de saúde. Revista Interdisciplinar em Saúde, Cajazeiras, ano 1, n. 1, p. 33-51, 1 set. 2014.

GONÇALVES, F.D. et al. A promoção da saúde na educação infantil. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.12, n.24, p.181-92, jan./mar. 2008.

MUNHOZ, Aurélio, et al. “Setor.” História, 2016, Disponível em : <http://www.toledo.ufpr.br/portal/historia/>. Acesso em 29 de maio de 2020.

NILES, Rubia Paula Jacob; SOCHA, Kátia. A importância das atividades lúdicas na educação infantil. Ágora: Revista de Divulgação Cientifica, v. 19, n. 1, jan./jun. 2014. Disponível em: < www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/download/350/518>. Acesso em: 29 maio 2020.

OLIVEIRA, Jenifer Carla de; COSTA, Suellen Dalla; ROCHA, Silvia Maria Bramucci da. Educação nutricional com atividade lúdica para escolares da rede municipal de ensino de Curitiba. Cadernos da Escola de Saúde. Disponível em: <https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernossaude/article/view/2381/1953>. Acesso em: 25 maio. 2020.

Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. Rio de Janeiro: IBGE/ Ministério do

PETERMANN, Xavéle Braatz et al. Epidemiologia e cuidado à diabetes mellitus praticado na atenção primária à saúde: uma revisão narrativa. Saúde (Santa Maria), [S.l.], p. 49-56, jun. 2015. ISSN 2236-5834. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/14905>. Acesso em: 29 maio 2020.

Planejamento, Orçamento e Gestão, 2010. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv45419.pdf>. Acesso em: 25 maio de 2020.

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Medicina - UFPR Campus Toledo 2018.

RODRIGUES, Diogo Alves et al. Práticas educativas em saúde: o lúdico ensinando saúde para a vida. Rev. Ciênc. Saúde Nova Esperança, [S. l.], 1 jun. 2015. 13(1), p. 84-89.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (Município). Município de Toledo. 24/06/2015. Plano Municipal de educação : PME, Toledo, 23 jun. 2015.

SILVA, Laianna Victoria Santiago; TANAKA, Patrícia Sayuri de Lima; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 68, n. 1, p. 124-130, Feb. 2015 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S003471672015000100124&lng=en&nrm=iso>. Accesso em 29 mai de 2020.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA, 2005, Rio de Janeiro. Cadernos de escolas promotoras de saúde I [...]. Rio de Janeiro: REPIDISCA, 2005. 57 p. v. 1. Tema: Brasil. Saúde do Estudante. Promoção da Saúde.

SOUZA, Márcia M. et al . Programa educativo sobre sexualidade e DST: relato de experiência com grupo de adolescentes. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 60, n. 1, p. 102-105, Fev. 2007 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000100020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 29 mai de 2020.

Publicado

2021-06-23 — Actualizado el 2022-02-23

Versiones

Cómo citar

Toffoli da Silva, J., Rodrigues da Silva, E. J., Rodrigues de Souza, A., Ruths, J. C., & Brustolin de Lima Simch, F. (2022). A ludicidade na promoção de saúde infantil: relato de experiência. Experiência. Revista Científica De Extensão, 7(1), 76–89. https://doi.org/10.5902/2447115163183 (Original work published 23 de junio de 2021)

Número

Sección

Informes de Experiencia