Interação Universidade-Sociedade: um estudo aplicado ao Programa Bom Negócio Paraná - Núcleo Francisco Beltrão

Autores

  • Edson Santos Melo Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR
  • Andréia Ferreira Prestes Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR
  • Greice Moraes Dalla Corte Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR
  • Jean Carlos Fontes Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR
  • Isadora Mazzon Flessak Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115139463

Palavras-chave:

Capacitação empresarial, Rede de atores, Bom Negócio Paraná.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a rede de inter-relações entre todos os atores ligados ao Programa Bom Negócio Paraná (PBNP) - Núcleo Francisco Beltrão, e os respectivos resultados obtidos pelo projeto no processo de capacitação empresarial na região Sudoeste do Paraná, durante o período de 2018 a 2019. Mediante análise documental, concluiu-se que os agentes da sociedade detêm grande importância para a efetivação das turmas do PBNP. Nesse sentido, verificou-se que quanto maior a interação entre os atores envolvidos em cada município, melhores serão os indicadores de empresários capacitados pelo PBNP e, consequentemente, melhor será o retorno para a sociedade.

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Biografia do Autor

Edson Santos Melo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR

Professor assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Francisco Beltrão. Mestre em Economia Aplicada - Universidade Federal de Viçosa.

Andréia Ferreira Prestes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (PGDR) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão.

Greice Moraes Dalla Corte, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR

Mestranda pelo Programa de Gestão e Desenvolvimento Regional (PGDR) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão.

Jean Carlos Fontes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão.

Isadora Mazzon Flessak, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR

Graduanda em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão.

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Publicado

2020-11-11

Como Citar

Melo, E. S., Prestes, A. F., Corte, G. M. D., Fontes, J. C., & Flessak, I. M. (2020). Interação Universidade-Sociedade: um estudo aplicado ao Programa Bom Negócio Paraná - Núcleo Francisco Beltrão. Experiência. Revista Científica De Extensão, 5(2), 42–57. https://doi.org/10.5902/2447115139463

Edição

Seção

Relatos de experiência