EDUCANDO PARA PARTO ATIVO POR VIA REMOTA: uma realidade no contexto da PANDEMIA.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115163231Schlagworte:
Equipe Multiprofissional, Educação em Saúde, Parto Humanizado.Abstract
Na década de 70 houve um movimento pela autonomia feminina no parto, para que o ato de parir fosse algo natural e guiado pela mulher/mãe. O Grupo PEMEDUTS/UFMT com o objetivo de socializar saberes e fazeres, realizou oficina voltada para área saúde, com o tema “Parto Ativo Multiprofissional” com expertise no tema. Este estudo é de abordagem qualitativa, sobre ação de extensão com elaboração de e-book. que possibilitou participação ativa e consolidação do saber. A pandemia e o isolamento social devem servir de incentivos para a utilização da extensão como educação em saúde, contribuindo para as mudanças no cenário e do olhar sobre o protagonismo feminino na parição, com a mudança da práxis.
Downloads
Literaturhinweise
BALASKAS, Janet. Parto Ativo - Guia prático para o parto natural. 3ª edição, São Paulo: Ground, 2005.
MARTINHO, Neudson Johnson. Guia de conduta em Pré-natal: Desenvolvimento de tecnologia em Enfermagem à luz da CIPE - versão alfa. Fortaleza: UFC, 2005. 112 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Universidade Federal do Ceará, 2005.
_________. BRENDES, A., PASSOS, L. A. Educação em saúde, movimentos sociais em luta- Tecendo redes, articulando saberes e práticas em favor da vida. In: SILVA, M. G. M., SANTOS, N. C. S. Pesquisa em educação e saúde: conexões e horizontes. Cuiabá-MT: Ed. UFMT, 2015.
MACIEL, Marjorie Ester Dias. Educação em Saúde: Conceitos e Propósitos. Rev. Cogitare Enfermagem, 2009. Out/Dez; 14(4):773-6.
CORREA, M. D. Noções práticas de obstetrícia. 11. Ed. Belo Horizonte, MG: Coopmed, 1994.