Competências e habilidades médicas desenvolvidas no âmbito da extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115191104Palavras-chave:
Relações Comunidade-Instituição, Educação médica, Educação baseada em competências, Competência profissionalResumo
Objetivo: Evidenciar os programas de Extensão Universitária como ferramenta para a formação de competências, habilidades médicas, bem como discutir oportunidades, desafios e possibilidades vivenciados na trajetória como extensionista. Métodos: Estudo exploratório e retrospectivo realizado mediante análise documental e sistematização de experiência vivenciada por discente do curso de Medicina enquanto bolsista de programa de Extensão na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Resultados: A análise categorial revelou que as atividades recaíram em uma ou mais das três dimensões de competências determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais: Atenção, Gestão e Educação em Saúde. A Extensão permite desenvolver abordagens complexas, integrando a rede de Ensino, Saúde, Gestão e a comunidade. No panorama das transformações educacionais, a curricularização da Extensão soma uma peça chave para o fortalecimento desse processo. Conclusão: O processo de construção do conhecimento, na dimensão da Extensão, não deve ser tido como complementar ou acessório, mas trabalhado de forma permanente.
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