Competências e habilidades médicas desenvolvidas no âmbito da extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115191104

Palavras-chave:

Relações Comunidade-Instituição, Educação médica, Educação baseada em competências, Competência profissional

Resumo

Objetivo: Evidenciar os programas de Extensão Universitária como ferramenta para a formação de competências, habilidades médicas, bem como discutir oportunidades, desafios e possibilidades vivenciados na trajetória como extensionista. Métodos: Estudo exploratório e retrospectivo realizado mediante análise documental e sistematização de experiência vivenciada por discente do curso de Medicina enquanto bolsista de programa de Extensão na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Resultados: A análise categorial revelou que as atividades recaíram em uma ou mais das três dimensões de competências determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais: Atenção, Gestão e Educação em Saúde. A Extensão permite desenvolver abordagens complexas, integrando a rede de Ensino, Saúde, Gestão e a comunidade. No panorama das transformações educacionais, a curricularização da Extensão soma uma peça chave para o fortalecimento desse processo. Conclusão: O processo de construção do conhecimento, na dimensão da Extensão, não deve ser tido como complementar ou acessório, mas trabalhado de forma permanente.

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Biografia do Autor

Laíse Carla da Costa Felisberto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Médica, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), Departamento de Ciências Biomédicas. Mossoró/RN, Brasil. 

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Saúde, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), Departamento de Ciências Biomédicas. Mossoró/RN, Brasil

Ana Beatriz da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), Departamento de Ciências Biomédicas.

Crislayne Alesandra Aquino Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade. Mossoró/RN, Brasil.

Isabelle Cantídio Fernandes Diogenes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), Departamento de Ciências Biomédicas. Mossoró/RN, Brasil

Thales Allyrio Araújo de Medeiros Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Biomédicas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), Departamento de Ciências Biomédicas. Mossoró/RN, Brasil.

Patrícia Estela Giovannini, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Ciências, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), Departamento de Ciências Biomédicas. Mossoró/RN, Brasil.

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Publicado

2025-11-05

Como Citar

Felisberto, L. C. da C., Nascimento, E. G. C. do, da Silva, A. B., Silva, C. A. A., Diogenes, I. C. F., Fernandes, T. A. A. de M., & Giovannini, P. E. (2025). Competências e habilidades médicas desenvolvidas no âmbito da extensão universitária. Experiência. Revista Científica De Extensão, 11, e91104. https://doi.org/10.5902/2447115191104

Edição

Seção

Relatos de experiência