Divulgando la ciencia por ellas: un análisis de los impactos de las acciones del proyecto “Para Marias e Teresas”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115190973

Palabras clave:

Acciones de extensión, Representación femenina, Ciencias, Tecnologías, Ingeniería

Resumen

Este trabajo relata la experiencia del proyecto de extensión Para Marías y Teresas: incentivando a niñas en Ciencias, Tecnología e Ingeniería, cuyo objetivo fue desarrollar acciones para incentivar a niñas en carreras STEM (Ciencia, Tecnología, Ingeniería y Matemáticas). Estas acciones promovieron la difusión de la participación femenina en la ciencia, utilizando como medio las redes sociales, Instagram y YouTube. Además, el proyecto desarrolló reuniones en línea y grupos de estudio enfocados en temas relevantes, para fortalecer la presencia de las mujeres en áreas de interés. Las redes sociales, que actualmente cuentan con 951 seguidores, lograron un importante alcance y participación, mientras que los grupos y reuniones online, a través de los debates realizados, sirvieron de orientación para futuras acciones del proyecto que contribuirán a fortalecer la presencia femenina en la comunidad científica y académica de la UFVJM.

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Biografía del autor/a

Giulia Borges Jacovini, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Bacharela em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Durante sua trajetória acadêmica participou de projetos de extensão e projetos de iniciação científica, que proporcionaram o desenvolvimento de habilidades em planejamento de eventos, gestão financeira, atualização de documentos internos, escrita científica, comunicação oral, capacidade para lidar com situações adversas ou problemáticas e sintetizar, analisar e interpretar dados de forma sistemática e técnica, também colaborou como monitora de duas disciplinas. Atualmente cursa a graduação em Engenharia Geológica, na mesma instituição, e tem se dedicado ao desenvolvimento de projetos que contribuem para a dinamização do processo de ensino, contribuindo para a aprendizagem dos demais, também atua na caracterização geoquímica e petrográfica de rochas vulcânicas no Laboratório de Estudos Tectônicos (LESTE). Reconhecida por sua organização, comprometimento e capacidade de argumentação, também se destaca pelo seu posicionamento crítico e afeto pela ciência.

Ayra Karolliny Silva Assunção, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Bacharelanda em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Durante sua trajetória acadêmica, participou de projetos de extensão que proporcionaram o desenvolvimento de habilidades em planejamento de eventos, gestão financeira, atualização de documentos internos e liderança. Reconhecida por sua organização, comprometimento e capacidade de atingir resultados com eficiência, destaca-se também pela busca contínua por desafios que impulsionam seu crescimento pessoal e profissional.

Vivian Machado Benassi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Departamento de Biologia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), na Universidade de São Paulo (USP) campus Ribeirão Preto-SP em 2006, mestrado em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo (USP) campus Ribeirão Preto-SP em 2009, e doutorado em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo (USP) campus Ribeirão Preto-SP em 2012 com período sanduiche na Universidade Autónoma de Madri, Madri, Espanha. Atualmente é Professora Efetiva Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Campus JK, Diamantina-MG, onde atuou como Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológico (NITEC / CITEc) da UFVJM. Atualmente faz parte como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, onde atuou como Vice-Coordenadora de 2020 a 2024. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biotecnologia/Enzimologia/Biopigmentos, atuando principalmente nos seguintes temas: prospecção de fungos filamentosos, produção e otimização do cultivo de fungos para produção de enzimas e pigmentos, caracterização enzimática, purificação e imobilização.

Anamaria de Oliveira Cardoso, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2016), atualmente é Professora Associada da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus JK, em Diamantina-MG, vinculado ao curso de Engenharia Química. Atua nas áreas de Modelagem, Simulação, Otimização e Controle de Processos Químicos com ênfase em Simulação e Controle de Processos Químicos Industriais e Simulação de Imunossensores Eletroquímicos. Além disso, atua com projetos para o desenvolvimento de competências e formação complementar dos discentes do curso de Engenharia Química, promoção da equidade de gênero e incentivo a participação de mulheres nas áreas de STEM.

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Publicado

2025-11-03

Cómo citar

Jacovini, G. B., Assunção, A. K. S., Benassi, V. M., & Cardoso, A. de O. (2025). Divulgando la ciencia por ellas: un análisis de los impactos de las acciones del proyecto “Para Marias e Teresas” . Experiência. Revista Científica De Extensão, 11, e90973 . https://doi.org/10.5902/2447115190973

Número

Sección

Informes de Experiencia