Divulgando a ciência por elas: uma análise dos impactos das ações do projeto “Para Marias e Teresas”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115190973

Palavras-chave:

Ações extensionistas, Representatividade feminina, Ciências, Tecnologias, Engenharias

Resumo

O presente trabalho relata a experiência do projeto de extensão Para Marias e Teresas: incentivando meninas nas Ciências, Tecnologia e Engenharias, cujo objetivo foi desenvolver ações para incentivar meninas nas carreiras de STEM (do inglês, Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática). Estas ações promoveram a divulgação da participação feminina na ciência, utilizando como meio as redes sociais, Instagram e YouTube. Além disso, o projeto desenvolveu encontros online e grupos de estudos com foco em temáticas relevantes, para fortalecer a presença de mulheres nas áreas de interesse. As redes sociais, atualmente com 951 seguidores, obtiveram um significativo alcance e engajamento, enquanto os grupos e encontros online, através das discussões realizadas, serviram como direcionamento para ações futuras do projeto que contribuirão para o fortalecimento da presença feminina na comunidade científica e acadêmica da UFVJM.

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Biografia do Autor

Giulia Borges Jacovini, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Bacharela em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Durante sua trajetória acadêmica participou de projetos de extensão e projetos de iniciação científica, que proporcionaram o desenvolvimento de habilidades em planejamento de eventos, gestão financeira, atualização de documentos internos, escrita científica, comunicação oral, capacidade para lidar com situações adversas ou problemáticas e sintetizar, analisar e interpretar dados de forma sistemática e técnica, também colaborou como monitora de duas disciplinas. Atualmente cursa a graduação em Engenharia Geológica, na mesma instituição, e tem se dedicado ao desenvolvimento de projetos que contribuem para a dinamização do processo de ensino, contribuindo para a aprendizagem dos demais, também atua na caracterização geoquímica e petrográfica de rochas vulcânicas no Laboratório de Estudos Tectônicos (LESTE). Reconhecida por sua organização, comprometimento e capacidade de argumentação, também se destaca pelo seu posicionamento crítico e afeto pela ciência.

Ayra Karolliny Silva Assunção, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Bacharelanda em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Durante sua trajetória acadêmica, participou de projetos de extensão que proporcionaram o desenvolvimento de habilidades em planejamento de eventos, gestão financeira, atualização de documentos internos e liderança. Reconhecida por sua organização, comprometimento e capacidade de atingir resultados com eficiência, destaca-se também pela busca contínua por desafios que impulsionam seu crescimento pessoal e profissional.

Vivian Machado Benassi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Departamento de Biologia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), na Universidade de São Paulo (USP) campus Ribeirão Preto-SP em 2006, mestrado em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo (USP) campus Ribeirão Preto-SP em 2009, e doutorado em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo (USP) campus Ribeirão Preto-SP em 2012 com período sanduiche na Universidade Autónoma de Madri, Madri, Espanha. Atualmente é Professora Efetiva Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Campus JK, Diamantina-MG, onde atuou como Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológico (NITEC / CITEc) da UFVJM. Atualmente faz parte como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, onde atuou como Vice-Coordenadora de 2020 a 2024. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biotecnologia/Enzimologia/Biopigmentos, atuando principalmente nos seguintes temas: prospecção de fungos filamentosos, produção e otimização do cultivo de fungos para produção de enzimas e pigmentos, caracterização enzimática, purificação e imobilização.

Anamaria de Oliveira Cardoso, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2016), atualmente é Professora Associada da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus JK, em Diamantina-MG, vinculado ao curso de Engenharia Química. Atua nas áreas de Modelagem, Simulação, Otimização e Controle de Processos Químicos com ênfase em Simulação e Controle de Processos Químicos Industriais e Simulação de Imunossensores Eletroquímicos. Além disso, atua com projetos para o desenvolvimento de competências e formação complementar dos discentes do curso de Engenharia Química, promoção da equidade de gênero e incentivo a participação de mulheres nas áreas de STEM.

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Publicado

2025-11-03

Como Citar

Jacovini, G. B., Assunção, A. K. S., Benassi, V. M., & Cardoso, A. de O. (2025). Divulgando a ciência por elas: uma análise dos impactos das ações do projeto “Para Marias e Teresas”. Experiência. Revista Científica De Extensão, 11, e90973 . https://doi.org/10.5902/2447115190973

Edição

Seção

Relatos de experiência