Vivências em uma unidade de saúde na Atenção Primária: construções e contornos de estagiários de Psicologia no SUS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115184885Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Psicologia da saúde, Atenção primáriaResumo
Este artigo trata de um relato de experiência de estágio supervisionado em uma unidade de saúde da Atenção Primária na cidade de Manaus, com o objetivo de descrever a experiência de estudantes de Psicologia na oferta de serviços de saúde, psicoeducação e trabalho interdisciplinar. Foram realizadas leituras de artigos científicos, reconhecimento do território, supervisões semanais, reuniões com a equipe multiprofissional, oficinas de psicodrama, arteterapia e atendimento especializado para testagem de ISTs. Dentro do processo de inserção prática e debate teórico-técnico, foi possível atuar em frentes plurais, no sentido de oferecer espaço de escuta qualificada e humanizada para PVHA, espaço para explorar a criatividade, dinâmica grupal e as angústias por meio das oficinas psicodramáticas, possibilidade de trabalhar o lúdico como ferramenta de expressão de sentimentos por meio das atividades de arteterapia e o saber coletivo em espaços de supervisão e compartilhamento de experiências. Conclui-se que, apesar do planejamento e disposição para o trabalho, a dinâmica prática na Atenção Primária é atravessada por inúmeros desafios e possibilidades, que exigem novas perspectivas de cuidado em saúde mental e políticas públicas.
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