Oficina pedagógica com o ensino médio sobre resíduos sólidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115173799

Palavras-chave:

Educação, Meio ambiente, Prática Reflexiva

Resumo

Neste artigo, relata-se o processo de sensibilização sobre a importância da correta separação e o descarte adequado de resíduos e rejeitos, com estudantes de escolas públicas de Santa Maria, RS. Inserido no projeto de extensão: “Sentir, ver e pensar – aprender fazendo: oficinas pedagógicas” desenvolvido por alunos e docente do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Politécnico da UFSM. A oficina foi desenvolvida com 35 participantes, com aplicação de questionário, exposição do tema, apresentação de uma situação-problema e um diálogo com os alunos sobre a abordagem realizada. Inicialmente, os alunos não detinham informações adequadas sobre tema. No entanto, constatou-se que os participantes alteraram suas concepções ao final das atividades, estando aptos a refletirem sobre o impacto das atitudes do ser humano à saúde e ao meio ambiente.

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Biografia do Autor

Nathali Parise Taufer, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena (2018) pela Universidade Federal de Santa Maria. Durante a graduação, foi bolsista de iniciação à docência pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e de iniciação científica no Laboratório de Ecologia e Evolução Molecular. Atuou como monitora no Departamento de Biologia e participou de forma voluntária em projetos de extensão. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento (PPGBCD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao projeto de pesquisa: Estudo sobre mecanismos associados às malformações induzidas pelo ZIKV. Foi representante discente e membro titular do Colegiado Delegado do PPGBCD. Realizou estágio de docência na disciplina de Embriologia no curso de graduação em Enfermagem da UFSC e foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Leonardo Avelhaneda Hendges, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Atualmente é Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSM e especializando em Ensino de Ciências da Natureza pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar - Santa Rosa, RS). Também é professor de Biologia na E. E. E. B. Prof. Francisco José Damke. Foi Educador voluntário no cursinho Pré-Universitário Popular Alternativa de Santa Maria, RS (2020 a 2022). Desde 2016 até 2022 foi pesquisador integrante do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores (INOVAEDUC), sediado na UFSM, onde participou de projetos sobre Inovação Educacional com temas que pautam as Políticas Educacionais, Metodologias de Ensino e Aprendizagem e Formação Docente, com a coordenação do professor Dr. Eduardo Adolfo Terrazzan.

Lílian Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente acadêmica no Curso Técnico em Meio Ambiente no Colégio Politécnico da UFSM e pós-graduanda em Metodologia do Ensino em Biologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Estagiária no Laboratório de Análises Ambientais no Colégio Politécnico da UFSM. Participou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Participou do projeto Desafios e perspectivas de uma abordagem interdisciplinar de ensino na área das Ciências da Natureza e Matemática na formação inicial de professores e do projeto Sentir, ver e pensar - Aprender fazendo: Oficinas Pedagógicas.

Vitória Boemo, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aluna do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Politécnico e mestranda do PPG de Biodiversidade Animal, ambos pela UFSM. Faz parte do Laboratório de Evolução e Ecologia Molecular (LABEEM) sob orientação da Professora Lizandra Jaqueline Robe, onde atua com ênfase em diferentes espécies de drosofilídeos do grupo flavopilosa. Tem experiência na área de Biologia molecular.

Nára Beatriz Chaves Alves, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), graduação - equivalente a Licenciatura Plena no Curso de Formação de Professores na Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado e Doutorado em Extensão Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da UFSM. As temáticas exploradas são as seguintes: arranjos institucionais, associativismo, movimentos sociais e terceiro setor.

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Publicado

2023-12-29 — Atualizado em 2024-01-03

Versões

Como Citar

Taufer, N. P., Hendges, L. A., Santos, L. R. dos, Boemo, V., & Alves, N. B. C. (2024). Oficina pedagógica com o ensino médio sobre resíduos sólidos. Experiência. Revista Científica De Extensão, 9(2), 1–23. https://doi.org/10.5902/2447115173799 (Original work published 29º de dezembro de 2023)

Edição

Seção

Artigos