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A Inserção de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Contexto Escolar, Familiar e Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115166013

Palavras-chave:

Inclusão social do autista. Autismo no ambiente familiar. Autismo no ambiente escolar. Dificuldade comunicativa do autista.

Resumo

Este artigo teve como objetivo geral investigar a inserção da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola, família e sociedade. Os objetivos específicos foram indagar sobre a relação da criança autista com os professores e colegas de classe, perguntar a respeito da relação da criança autista com a família e cuidadores e questionar sobre o relacionamento da criança autista com a sociedade em geral. A metodologia incluiu um questionário para pais ou cuidadores em relação à percepção deles para com as crianças autistas quanto às dificuldades comunicativas. Os principais resultados obtidos foram sobre a sociedade possuir poucas informações de como se relacionar socialmente com um indivíduo autista, além de que as pessoas muitas vezes estranham ou evitam as crianças com TEA.

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Biografia do Autor

Julia Munhos Partyka, UniCesumar

Acadêmica do quarto ano da graduação de Medicina da Universidade Cesumar (UniCesumar) de Maringá-PR. Atualmente, diretora geral do departamento de pesquisa da Liga Acadêmica Maringaense de Angiologia e Cirurgia Vascular (LAMACIV) e membro da Liga Acadêmica de Oftalmologia e Otorrinolaringologia de Maringá (LAOOM).

Eduardo Marçal Garcia, UniCesumar

Acadêmico do quarto ano da graduação de Medicina Universidade Cesumar (UniCesumar) de Maringá-PR. Atualmente, diretor de pesquisa da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral e Anestesiologia de Maringá (LACGAM) e membro da Liga Acadêmica Maringaense de Angiologia e Cirurgia Vascular (LAMACIV).

Ludmila Lopes Maciel Bolsoni, UniCesumar

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá-PR (2020). Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR/2014), Especialista em PIGEAD - Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância - Universidade Federal Fluminense (UFF/2015) e Assistência de Enfermagem em UTI adulto, pediátrica e cardiológica, pela Faculdade Católica Salesiana de Vitória (UNISALES/2010). Atualmente Docente/adjunto do curso de Medicina – disciplinas Interação Comunitária I e II. Docente do curso de Enfermagem – disciplinas Enfermagem em Saúde do Adulto, Organização do Processo de Trabalho e Práticas Clínicas - Saúde Coletiva no Centro Universitário de Maringá - UniCesumar. Experiência nas áreas da Administração, coordenação, Educação, Educação a Distância, Saúde coletiva, Saúde e Segurança do Trabalho, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, assistência de Enfermagem e Epidemiologia, educação permanente. Membro do banco de avaliadores do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde MEC/INEP e do NDE (núcleo Docente Estruturante) do curso de enfermagem Unicesumar.

Maria Fernanda Piffer Tomasi Baldez da Silva, UniCesumar

Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura,(2004), mestrado em Genética (2006), ambos pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). É editora de livros científicos para cursos EAD e revisora de artigos científicos da Revista Biological and Molecular Research. Possui artigos científicos em revistas de alto impacto e experiência na seleção de docentes universitários e comissão julgadoras de trabalhos científicos em congressos. Atualmente é professora da Universidade Cesumar ministrando aulas de histologia, embriologia e tutoria para o curso de Medicina. Também é membro do comitê de ética em pesquisa da mesma instituição e membro da Liga Maringaense de Genética.

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Publicado

2021-06-23

Versões

Como Citar

Munhos Partyka, J., Marçal Garcia, E., Lopes Maciel Bolsoni, L., & Piffer Tomasi Baldez da Silva, M. F. (2021). A Inserção de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Contexto Escolar, Familiar e Social. Experiência. Revista Científica De Extensão, 7(1), 23–43. https://doi.org/10.5902/2447115166013

Edição

Seção

Artigos