Fertilização mineral e calagem no crescimento de mudas de <em> Eucalyptus camaldulensis

Autores

  • Cristiane Ramos Vieira Universidade de Cuiabá.
  • Oscarlina Lúcia dos Santos Weber Universidade Federal de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316980X27343

Palavras-chave:

Eucalyptus camaldulensis, Nutrição Florestal, Produção de Mudas.

Resumo

A utilização de substratos pode garantir mudas com características morfológicas adequadas para o plantio no campo. Diante disso, realizou-se experimento em viveiro com o objetivo de avaliar a influência da utilização de calcário e diferentes formulações de adubos na produção de mudas de Eucalyptus camaldulensis. As mudas da espécie foram produzidas em tubetes com capacidade para 160 cm³, oriundas de sementes que foram colocadas para germinar em areia e vermiculita. Ao atingirem 15 cm de altura, as plantas foram transplantadas para os tratamentos testados: T1 - 100% Plantmax®; T2 - Plantmax® + NPK + calcário; T3- Plantmax® + calcário + N; T4 - Plantmax® + calcário + P; T5 - Plantmax® + calcário + K; T6 - Plantmax® + N; T7 - Plantmax® + P; T8 - Plantmax® + K; T9 - Plantmax® + calcário, com dez repetições, dispostos em delineamento inteiramente casualizado. A avaliação do crescimento se deu 90 dias após o começo das análises, com as medições de: altura, diâmetro de coleto, biomassa e, concentrações de macronutrientes e de B. Verificou-se que é importante atentar para a utilização de Plantmax® como substrato, pois o mesmo não disponibiliza nutrientes em concentrações adequadas para todas as espécies. As melhores condições para a produção de mudas de E. camaldulensis foi com substrato contendo Plantmax® + calcário + N; Plantmax® + calcário + P; Plantmax® + N; ou Plantmax® + P.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Ramos Vieira, Universidade de Cuiabá.

Engenheira Florestal, Mestre em Ciências Florestais e Ambientais. Doutora em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora do curso de Agronomia da Universidade de Cuiabá.

Endereço: Manoel José de Arruda, 3100 - Jardim Europa, Cuiabá - MT, 78065-443.

Oscarlina Lúcia dos Santos Weber, Universidade Federal de Mato Grosso.

Possui graduação em Agronomia e em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (1979), mestrado (1984) e doutorado (2000) em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Engenheira Agrônomo (1979 a 2008) da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária-UFMT. Atualmente é Prof Associado do Departamento de Solos e Engenharia Rural - FAAZ/UFMT.

Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá - MT - 78060-900

Downloads

Publicado

2017-10-30

Como Citar

Vieira, C. R., & Weber, O. L. dos S. (2017). Fertilização mineral e calagem no crescimento de mudas de <em> Eucalyptus camaldulensis. Revista Ecologia E Nutrição Florestal - ENFLO, 5(2), 45–52. https://doi.org/10.5902/2316980X27343

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)