Desenvolvimento de mudas de <em> Schizolobium amazonicum</em> Huber ex Ducke em diferentes ambientes em viveiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X17061Palavras-chave:
Produção de mudas, Paricá, AclimataçãoResumo
O objetivo do estudo foi avaliar o desenvolvimento de mudas de Schizolobium amazonicum sob o efeito de diferentes ambientes de viveiro, nos seguintes tratamentos: T1- mudas a pleno sol, T2 - mudas em casa de sombra (75%) e T3 - Casa de vegetação. As variáveis analisadas foram: índice de sobrevivência, altura da parte aérea (h), diâmetro do colo (dc) e número de folhas (nf). O crescimento em altura foi maior na casa de vegetação (50,3 cm), semelhante na casa de sombra (49,0 cm) e inferior nas mudas a céu aberto (46,2 cm). Quanto ao diâmetro de colo, as mudas da casa de vegetação tiveram crescimento maior (6,6 mm), semelhante na casa de sombra (6,3 mm), e superiores a céu aberto, com o menor crescimento (5,2 mm). O número de folhas na casa de vegetação apresentou os melhores resultados (3,9), seguidos pela casa de sombra (3,5), os quais foram superiores ao tratamento a céu aberto (0,3). Conclui-se que as mudas de paricá podem ser produzidas em casa de vegetação ou em casa de sombra, porém não a céu aberto, devido aos danos do frio às mudas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.