Características do solo e das mudas de teca em função da adição de lodo do caleiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X15226Palavras-chave:
Tectona grandis, Resíduo de curtume, Salinidade, Desenvolvimento de mudasResumo
Neste estudo foi objetivado avaliar o desenvolvimento de mudas de teca utilizando como substrato orgânico e fonte de nutriente o lodo do caleiro. O experimento foi realizado em casa de vegetação da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso com os tratamentos: 0,0; 30,0; 60,0; 90,0; 120,0 e 150,0 Mg.ha-1. Ao final, foram avaliados: altura das plantas, diâmetro do caule, massa seca parte aérea, massa seca raiz e as alterações químicas no solo. O desenvolvimento das mudas foi influenciado pelo lodo do caleiro, tendo incrementos decrescentes em todas as características avaliadas à medida que se adicionou o resíduo, e este, por consequência, alterou todas as características químicas do solo. O lodo de caleiro nas doses estudadas não foi adequado à produção de mudas de teca. Portanto, estudos devem ser realizados a fim de tentar manter concentrações que não prejudiquem o sistema solo-planta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.