Evolução do desemprego feminino na região sul do Brasil: 2004 – 2008
DOI:
https://doi.org/10.5902/red.v1i24.5484Palabras clave:
Desemprego feminino, Região Sul, Mulheres pobres, Mulheres não pobresResumen
Este trabalho descreve a evolução do desemprego feminino no Sul do país para os anos de 2004 e 2008 utilizando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE como base de dados. Analisa os determinantes das mudanças ocorridas com relação ao desemprego de mulheres pobres e não pobres através de decomposições logarítmicas para municípios não auto representativos, municípios representativos e nas regiões metropolitanas. O estudo revelou que a evolução da participação de mulheres pobres no desemprego da região, ocorreu de maneira heterogênea: houve elevação nos municípios auto representativos, devido ao comportamento da PEA do grupo em relação à PEA da região e queda nos municípios não auto representativos e regiões metropolitanas em função da redução da taxa de desemprego do grupo com relação à taxa de desemprego da região. Com relação às mulheres não pobres, verificou-se um aumento da participação das mesmas no desemprego total em todos os municípios analisados o que foi impulsionado principalmente pela elevação da taxa de desemprego dessas mulheres em relação à taxa de desemprego da região.
Descargas
Citas
BARROS, R.P; CAMARGO. J; MENDONÇA, R. A estrutura do desemprego no Brasil. Brasília:IPEA, 1997
BASTOS, R.L.A. Desemprego Metropolitano no Brasil. 1997 – 2007. XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP. Caxambú. 2010.
CARNEIRO, F.G. Uma Resenha Teórica Sobre Modelos de Rigidez Salarial e Desemprego Involuntário. In: Desemprego e Mercado de Trabalho. Ensaios Teóricos e Empíricos. Viçosa. 2000.
CORSEIUL, C.H;REIS. C; URANI. A.Determinantes da Estrutura do Desemprego no Brasil: 1986/95. Anais do XXIV Encontro Nacional de Economia de Economia, ANPEC, dezembro de 1996.
DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONOMICOS. A Situação do trabalho no Brasil. São Paulo: DIEESE, 2001.
HOFFMAN, M.; COSTA, P. L.;SANCHES, S. O sistema PED: Pesquisa Mensal do Emprego e Desemprego em seis regiões metropolitanas. In: WILTGEN, R. GARCIA, L. (Coords). Transformações do mercado de trabalho metropolitano: os 10 anos da PED – RMPA. Porto Alegre: FEE, FGTAS/SINE – RS, DIEESE, SEADE – SP, FAT/TEM, PMPA, 2002.
HOFFMAN, R.& LEONE, E.T. Participação da mulher no mercado de trabalho e desigualdade da renda domiciliar per capita no Brasil: 1981 – 2002. Nova Economia. Belo Horizonte. 2004.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Micro dados. Rio de Janeiro. 2004 e 2008.
LAVINAS, L; AMARAL, M. R; BARROS, F. Evolução do Desemprego Feminino nas Áreas Metropolitanas. IPEA. Rio de Janeiro. Setembro de 2000.
RIBEIRO, R. & JULIANO, A. Desemprego Juvenil e Impactos do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego. Econômica, Rio de Janeiro, p. 47 – 76, Junho de 2005.
ROCHA, S. Pobreza no Brasil: afinal, de que se trata? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.