Impactos da produção algodoeira na economia de Mato Grosso - 2007

Autores/as

  • Felipe Deodato da Silva e Silva Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso
  • Dirceu Grasel Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5902/red.v1i24.5244

Palabras clave:

Cotonicultura, Mato Grosso, Matriz Insumo-Produto

Resumen

A finalidade desta pesquisa é analisar comparativamente os impactos econômicos decorrentes da produção de algodão na economia de Mato Grosso, por meio da Matriz Insumo-Produto de Leontief, que foi construída com base no ano de 2007. Foram abordados conceitos de cadeia produtiva e agronegócio para compreender teoricamente a estrutura produtiva de um setor específico como a agricultura. Foram utilizados os índices de ligação (linkages) de Rasmussen/Hirschman e os Multiplicadores de Produção, Emprego e Renda para estimar os impactos econômicos. Percebeu-se que a atividade algodoeira sofreu influência da Lei Kandir e do aumento de produtividade resultando num crescimento produtivo acelerado nas últimas duas décadas. Apesar dos impactos econômicos significativos para a economia do estado, a produção algodoeira não apresentou indicadores que a colocasse como uma atividade chave na cadeira produtiva nem como um setor capaz de dinamizar a economia mato-grossense. Deve-se isso ao fato da cadeia produtiva do algodão em Mato Grosso restringir-se à produção agrícola e desenvolvendo-se pouca a industrialização. Acredita-se que incorporando demais elos como as indústrias de insumos agrícolas e de processamento do algodão, o setor possa apresentar um potencial maior de influência no crescimento econômico estadual.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BATALHA, Mário Otávio. Noção de Commodity System Approuch (CSA) e conceito de agronegócio. In: BATALHA, M. O. (Org.). Gestão Agroindustrial. São Paulo: Atlas, 2007.

FIGUEIREDO, Margarida Garcia de. Agricultura e Estrutura Produtiva do Estado do Mato Grosso: uma análise insumo-produto. 2003, 188f. Dissertação (Mestrado em Ciências, área de concentração: Economia Aplicada) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2003.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Produção Agrícola Municipal. Disponível em:<http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/acervo/acervo2.asp?e=v&p=PA&z=t&o=11>. Acessado em 15 de jan de 2012.

JOHNSTON, Bruce F.; MELLOR, John W. The role of agriculture in economic development. The American Economic Review, Vol. 51, sep, 1961.

KEYNES, John Maynard. Teoria Geral do Emprego, do Juros e da Moeda. São Paulo: Atlas, 13° ed. 2007.

LEWIS, Arthur. O modelo de desenvolvimento econômico com oferta ilimitada de mão-de-obra. Disponível em<>. Acessado em 12 de dez. de 2011.

MENDES, Judas T. G.; BATISTA Jr., João P.; Agronegócio: Uma abordagem sistêmica. São Paulo: Pearson, 2007.

ROSSETTI, José Paschoal. Contabilidade Social. São Paulo: Ed. Atlas, 7ª ed, 1992.

SEPLAN/MT (Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral de Mato Grosso). Construção da Matriz Insumo-Produto Inter-regional Mato Grosso e Resto do Brasil – 2007. 2011.

SEPLAN/MT (Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral de Mato Grosso). Anuário Estatístico de Mato Grosso 2010. Disponível em:<http://www.anuario.seplan.mt.gov.br/2010/>. Acessado em 02 de abr de 2012.

SOUZA, Nali de Jesus de. Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Atlas, 5° ed, 2005.

ZYLBERSTAJN, Decio. Conceitos Gerais, Evolução e Apresentação do Sistema Agroindustrial. In: ZYLBERSTAJN, Decio; NEVES, Marcos Fava (Org). Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares. São Paulo: Pioneira, 2000, p. 1-21.

Publicado

2012-08-27

Cómo citar

Silva, F. D. da S. e, & Grasel, D. (2012). Impactos da produção algodoeira na economia de Mato Grosso - 2007. Economia E Desenvolvimento, 24(1). https://doi.org/10.5902/red.v1i24.5244

Número

Sección

Artigos