Mudanças institucionais e reestruturação na indústria brasileira de laticínios (1990-2000)
DOI:
https://doi.org/10.5902/141465093472Palabras clave:
Laticínios, Indústria leiteira, Mudanças institucionaisResumen
O Brasil experimentou na década de noventa várias políticas públicas que transformaram a economia do país. O setor de laticínios foi afetado, principalmente, com a desregulamentação do mercado, a implantação do Mercosul e a estabilização econômica resultante do “Plano Real”. Neste artigo, objetiva-se identificar as mudanças no ambiente institucional que afetaram a indústria nacional de laticínios e avaliar a sua reestruturação. A nova economia institucional e o modelo das cinco forças competitivas de Porter servem de base teórica na análise. Os resultados mostram que as mudanças no ambiente institucional provocam, de imediato, alterações nas relações entre os agentes, exigindo uma reestruturação do setor a fim de enfrentar os concorrentes externos. Com a liberalização de preços pela desregulamentação ressurge a barganha e as negociações são mais intensas; e a produtividade aumenta, desde o produtor até a indústria, para acompanhar a concorrência externa. A estabilização econômica contribuiu para aumentos no consumo, na produção e nas importações de laticínios.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PRODUTORES DE LEITE. Leite Brasil, 2006. Disponível em <http://www.leitebrasil.com.br>. Acesso em: 02 fev. 2006.
AZEVEDO, Paulo F. de. A Nova Economia Institucional e a Defesa da Concorrência: reintroduzindo a história, 2001. Disponível em: <http://www.ie.ufrj.br > Acesso em: 19 mar. 2006.
BARROS, G.S.C. SBRISSIA, G. F.; SPOLADOR, H. F. S.; PONCHIO, L. A. Mudanças estruturais na cadeia produtiva do leite. Revista Política Agrícola, v. 1, n. 3, p. 13-26, 2004.
BUENO, Newton Paulo. Possíveis Contribuições da Nova Economia Institucional à Pesquisa em História Econômica Brasileira: Uma Releitura das Três Obras Clássicas Sobre o Período Colonial. Estudos Econômicos, v.34, n. 4, p. 777-804, FEA-USP, São Paulo, 2004.
CARVALHO, Vera Regina F. Indústria de laticínios no Rio Grande do Sul: um panorama após o movimento de fusões e aquisições, 2001. Disponível em <http://www.fee.tche.br> Acesso em: 16 abr. 2005.
COSTA, Cezar Soares. Estabilização econômica na década de noventa e sua repercussão no agronegócio do leite em Minas Gerais. Juiz de Fora, UFJF, EPAMIG/CT/ILTC, 2001.
EMBRAPA.Gado de Leite – Dados estatísticos diversos, disponível em <http://www.cnpgl.embrapa.br> Acesso em: 01 fev. 2006.
FIGUEIRA, S.R; BELIK W. Transformações no elo industrial da cadeia produtiva do leite. Revista Cadernos de Debate, v. 7, n.1, p. 31-44, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, UNICAMP, 1999.
GOMES, Sebastião Teixeira. Evoluçãorecente e perspectiva da produção leiteira no Brasil, Universidade Federal de Viçosa, 2001.
INDI – A indústria de laticínios brasileira e mineira em números. Belo Horizonte, 2003. Disponível em <http://www.indi.mg.gov.br.> Acesso em: 2 out. 2005.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, IBGE. Brasília DF, Disponível em <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: out. 2005.
JANK, M.S; GALAN V.B. Competitividade do sistema agroindustrial do leite, 1998. Disponível em <http://www.fia.com.br> Acesso em: 15 abr. 2005.
MARTINS, Marcelo Costa. Competitividade da cadeia produtiva do leite no Brasil.Revista de Política Agrícola, v. 1, n.3, p. 21-39, 2004.
MICHELETTO, M. Proposta de fiscalização e controle n. 63/2001 – Relatório Final 2001, Brasília – Câmara Federal dos Deputados.
NOFAL M.B.; WILKINSON, J. A produção e o comércio de produtos lácteos no MERCOSUL. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999.
PITELLI, Mariusa Momenti. Sistema agroindustrial brasileiro da carne bovina: análise do impacto das mudanças institucionais européias sobre a estrutura de governança. 2004. 160p. Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – USP.
PORTER Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed. – Rio de Janeiro: Campus, 1986.
PRIMO, W. M. Impactos da década de 90 para a indústria de laticínios. In: XVII Congresso Nacional de Laticínios, 2000, Juiz de Fora. Disponível em: <http://www.terraviva.com.br/servicos_estudos>. Acesso em: 13 fev. 2006.
PRIMO, W. M. – Restrições ao desenvolvimento da indústria brasileira de laticínios. 2001. Disponível em: <http://www.terraviva.com.br/servicos_estudos>. Acesso em: 16 dez. 2005.
SBRISSIA, Gustavo Fischer. Sistema agroindustrial do leite: custos de transferência e preços locais. Universidade de São Paulo – USP: Piracicaba, 2005.
SEBRAE-MG. Unidade de estratégias e diretrizes. Perfil setorial do leite. Belo Horizonte, 2005.
SOUZA, Osmar Tomaz. O setor leiteiro: políticas, competitividade e impactos da liberalização comercial nos anos noventa. Porto Alegre, IEPE/UFRGS, 1999.
WILKINKSON, John. Competitividade da indústria de laticínios: estudo da competitividade da indústria brasileira. IE/UNICAMP.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2006 Economia e Desenvolvimento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o exito dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Economia e Desenvolvimento. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.