Uma análise da formação e do futuro do Mercosul

Autores/as

  • Paulo Ricardo Feistel Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/141465093444

Palabras clave:

Integração-econômica, Desigualdades, Mercosul

Resumen

O Mercosul, em mais de dez anos de existência, além de atravessar a sua mais séria crise de ordem econômica e institucional, enfrenta também novos desafios como as negociações para o estabelecimento da ALCA, que pode vir a diminuir sua importância estratégica para a América Latina. Por outro lado, há tentativas de acordos de comércio bilaterais, como por exemplo, com a União Européia, que restabelecem sua importância no contexto internacional. Este artigo tem o objetivo de procurar algumas explicações para este fato através das fragilidades políticas, institucionais e econômicas que existem no Mercosul. O trabalho mostra que, apesar do Mercosul apresentar fragilidade na estratégia adotada para a condução dos aspectos políticos, institucionais e econômicos, a simples expectativa de sua expansão no continente sul-americano representa um desafio para a projeção do bloco, servindo também como base para os países membros passarem a enfrentar crises econômicas internas e os impasses políticos e institucionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, Paulo R. Mercosul e Alca na perspectiva do Brasil. IN O Brasil e a Alca. Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, Rio de Janeiro 2002

BÊRNI, Duílio de Ávila. A Marcha do Mercosul e a Marca da Globalização. Indicadores Economicos FEE, Porto Alegre, v.29, n.3, 2001.

BOUZAS, Roberto. Quatro Falácias Sobre o Mercosul. RBCE. Rio de Janeiro,2003.

CAVALCANTE, Jorge e MERCENIER, Jean. Uma Avaliação dos Ganhos Dinâmicos do Mercosul usando Equilíbrio Geral. Fórum BNB de Desenvolvimento-IX Encontro Regional Em Economia – Uma Política para o Nordeste, 2004.

GIAMBIAGI, Fábio e BERENBOIM, Igor. MERCOSUL: por uma nova estrtégia brasileira. Texto para Discussão Nº 1131. Rio de Janeiro, 2005.

GONÇALVES, Reinaldo. Competitividade internacional e integração regional: A hipótese da inserção regressiva. Revista de Economia Contemporânea. Vol. 5, São Paulo, 2000.

KUME, Honório. Mercosul 1995: uma avaliação preliminar. A economia brasileira em perspectiva. IPEA. Rio de Janeiro. 1996

KUME, Honório e PIANI, Guida. Mercosul: o dilema entre união aduaneira e área de livrecomércio. Revista de Economia Política, vol 25, nº 4. Dezembro 2005

LAVAGNA, Roberto. Zona de livre comércio ou área de decisão brasileira? Revista Brasileira de Comércio Exterior. Rio de Janeiro. 2005.

MARTINS, L. ALCA: uma pauta para discussão. Política Externa. São Paulo, 1997.

MENDES, Constantino Cronemberger – Efeitos do Mercosul no Brasil: uma Visão Setorial e Locacional do Comércio.Texto para Discussão nº 510. Brasília, DF: IPEA, 1997.

RIZZI, Kamilla R., BALARDIN Rafael. A Alca e Seus Possíveis Impactos para o Mercosul e Brasil. Fapergs (2002).

SABBATINI, Rodrigo. Multilateralismo, regionalismo e o Mercosul. Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre : v.29, n.1, 2001.

VIZENTINI, Paulo G. F. Dez Anos do Mercosul: a crise da integração e o desafio da ALCA. Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre : v.29, n.1, 2001

Publicado

2004-06-01

Cómo citar

Feistel, P. R. (2004). Uma análise da formação e do futuro do Mercosul. Economia E Desenvolvimento, (16). https://doi.org/10.5902/141465093444

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a