Mercosul-uma nova fronteira
DOI:
https://doi.org/10.5902/141465093344Palavras-chave:
Mercosul, Rio Grande do Sul, ExportaçõesResumo
Este artigo realiza uma análise breve do processo acelerado de globalização e de formação dos blocos econômicos, em especial o Mercosul, verficando o comportamento do comércio no processo de integração e a adaptação da estrutura produtiva do Rio Grande do Sul como participante efetivo da integração regional.
Downloads
Referências
BRUM, Argemiro L. "Mercosul": As Dificuldades de uma Integração e os Impactos Econômicos Sobre as Cadeias de Produção de Trigo, Soja, Milho e Aves.Ijuí,1993.Centro de Estudos Sócio -Econômico.
CEP AL. El Regionalismo Abierto en America Latina y el Caribe - La lntegracion Economica ai serviço de la Trasformacio Produtiva com Equidade. Santiago del Chile,1994. CEPAUON
GALV ÃO, Olímpio de Arroxeias. Tendências Recentes do Comércio Internacional: Impactos sobre o Brasil e a Região Nordeste.PIMES/BNB, 1997. Mirneo
LIMA FLORÊ CIO, S.A. e ARAÚJO, E.M.F. Mercosul Hoje., São Paulo:Alfa-Omega, 1996.
MENDES, Constantino C. Efeitos do Mercosul no período de Transição - Hipóteses, Alterna.tivas e Cenários. Brasília, março/1992. IPEA, Texto para Discussão n 269.
REGUNAGA, M. Integracion Argentina Brasil y su Impacto en el Sector Agropecuário: Competência Predatória, Politicas de Complementation y Politicas Comunes Frente a Terceros Mecados. ln: 1 SEMINÁRIO DE INTEGRÇÃO SUL-AMERICANA, 1989, Porto Alegre. Anais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1999 Economia e Desenvolvimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o exito dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Economia e Desenvolvimento. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.