Indicadores para avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)

Autores

  • Alex Trindade Barbosa Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG
  • Eric Batista Ferreira Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG
  • Marcelo Lacerda Rezende Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/1414650939740

Palavras-chave:

Politicas públicas, Educação superior, Assistência estudantil, Números indices, Avaliação de programas públicos

Resumo

O presente trabalho objetivou o desenvolvimento de dois indicadores para avaliação e acompanhamento dos resultados do PNAES, tendo como base as taxas de retenção e evasão, um dos objetivos finais do Programa. Para testar a utilidade e as possibilidades dos indicadores, foi feita uma avaliação do Programa no âmbito da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Os indicadores permitiram atestar a efetividade do PNAES na instituição estudada e apontou cursos que precisam de estudos específicos para compreender as razões de reprovações dos alunos, podendo ser utilizado em outras instituições e na avaliação de outros programas.

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Publicado

2021-01-26

Como Citar

Barbosa, A. T., Ferreira, E. B., & Rezende, M. L. (2021). Indicadores para avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Economia E Desenvolvimento, 32(1), e8. https://doi.org/10.5902/1414650939740

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