Utilização da análise fatorial para determinar o potencial de crescimento econonômico em uma região do sudeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/141465093480Resumo
O objetivo do presente trabalho foi a definição dos potenciais de desenvolvimento dos municípios da região Sul, do estado de Minas Gerais (Brasil), por meio do método estatístico da análise fatorial. Com o uso desse método foi possível estabelecer uma hierarquia entre os municípios da região Sul de Minas, assim como definir os municípios com maiores ou menores potenciais de desenvolvimento industrial, comercial e de serviços, desenvolvimento social e desenvolvimento agropecuário. Esses resultados podem facilitar o processo de tomada de decisão na área de promoção e alocação de investimentos regionais.
Downloads
Referências
AMARAL FILHO, J. do A endogeneização no desenvolvimento econômico regional e local. Planejamento e Políticas Públicas, n.23, jun., 2001. p.261-286.
ANDRADE, T. A. Métodos estatísticos e econométricos aplicados à análise regional. In: HADDAD, P. R. (org.) Economia Regional: teorias e métodos de análise. Fortaleza: BNB, ETENE, 1989.
ARRUDA, M. A. Planejamento regional, política regional e política urbana. In: BANCO DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS. Minas Gerais no século XXI:Reinterpretando o espaço mineiro. Belo Horizonte: Rona Editora, 2002. (Volume Dois)
BANCO DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS. Minas Gerais no século XXI: uma visão do novo desenvolvimento. Belo Horizonte: Rona Editora, 2002. (Volume Especial)
CAVALCANTE, L. R. M. T. Produção teórica em economia regional: uma propostade sistematização. Núcleo de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal da Bahia, 2004. 25p.
FERREIRA, C. M. de C. Métodos de regionalização. In: HADDAD, P. R. (org.) Economia Regional: teorias e métodos de análise. Fortaleza: BNB, ETENE, 1989.
GREMAUD, A. P., PINHO, D. B., VASCONCELLOS, M. A. S., et al. Manual de economia. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
HADDAD, E. A. A determinação dos potenciais de crescimento econômico regional a partir da análise fatorial: um estudo de caso. Nova Economia, v. 3, n. 1, 1993. p.103-256.
HAIR, J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Multivariate data analysis. 4 ed. New Jersey: Prentice Hall, 1998. 730p.
HOFFMANN, R. Componentes principais e análise fatorial. Piracicaba: ESALQ. 1999. 40p. (Série didática no 90)
MALHOTRA, N. K. Marketing research. 4 ed. New York: Prentice Hall, 2004. 864p.
OLIVEIRA, G. B. de, LIMA, J. E. de S. Elementos endógenos do desenvolvimento regional: considerações sobre o papel da sociedade local no processo de desenvolvimento sustentável. Rev. FAE, v.6, n.2, p.29-37.
REZENDE, L. P. F. de Caracterização do grau de desenvolvimento econômico e social dos municípios paranaenses: um estudo utilizando estatística multivariada.Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Dissertação (Mestrado em Economia), 2003.
SHARMA, S. Apllied multivariate techniques. New York: John Wiley & Sons, 1996. 493p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Economia e Desenvolvimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o exito dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Economia e Desenvolvimento. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.