Análise espacial da taxa de alfabetização e sua relação com os aspectos socioeconômicos nos municípios paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.5902/1414650933841Palavras-chave:
Econometria Espacial, Taxa de Alfabetização, ParanáResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar espacialmente a alfabetização nos municípios do estado do Paraná sob a óptica socioeconômica por meio de três variáveis: renda média, índice de Gini e grau de urbanização. Para isso, a base de dados utilizada foi malha georeferênciada do Paraná (shapefile) disponível no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES, e dados referentes ao Censo demográfico do ano de 2010 para os municípios paranaenses. Os resultados encontrados para a região evidenciam que os valores a partir do modelo econométrico espacial (Modelo de Erro Espacial) se mostraram superiores ao MQO e mostram que quanto menor é o Índice de Gini e maior a Renda Média e a Urbanização, maior é a taxa de alfabetização nos municípios paranaenses. Observa-se a necessidade de políticas com o intuito de uma melhor distribuição de renda territorial e em uma melhora no transporte escolar ou mesmo o incentivo a escolas no campo.
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