<b>Avaliação do Nível de Conhecimento dos Alunos do Ensino Médio da cidade de João Pessoa com Deficiência Visual sobre as Grafias Química e Matemática Braille</b>

Autores

  • João Batista M. de Resende Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Nathália Kellyne Silva M. Falcão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Alessandra Marcone Tavores Alves de Figueirêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Maria Fernanda Henrique Odebrecht Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6832

Palavras-chave:

Unified chemistry, Mathematics braille code, Visual impairment.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6832


O Sistema Braille é de grande importância na educação do aluno com deficiência visual, pois é através dele que o aluno entra em contato com o conhecimento escrito, sistemático e organizado. Este aluno precisa conhecer os símbolos e as normas de uso destes, para poder escrever, ler e compreender os conteúdos. O conhecimento das Grafias Química e Matemática Braille é importante para que os alunos possam compreender os textos dessas áreas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de conhecimento dos alunos com deficiência visual matriculados no Ensino Médio na cidade de João Pessoa, no que tange a essas grafias. Os alunos apresentaram um conhecimento relativamente bom nos símbolos e nas normas da Grafia Matemática Braille, apresentando, na maioria dos casos, dificuldades em reconhecer símbolos pouco usuais. As principais dificuldades dos alunos estavam relacionadas à Grafia Química Braille, pois eles desconheciam grande parte dos símbolos e normas, apresentando um baixo nível de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista M. de Resende Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutorando em Química Inorgânica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Química Inorgânica pela UFPB. Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) pelo IFPB. Atualmente é professor voluntário de braille no IFPB. Tem experiência na área de Química Inorgânica, com ênfase em Compostos de Coordenação, e de Educação em Química, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e caracterização de complexos de lantanídeos; ensino de Química para alunos com deficiência visual; e desenvolvimento de novas tecnologias para o ensino da Química.

Nathália Kellyne Silva M. Falcão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Graduanda do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Aluna bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET. Trabalha na área de Educação em Química, com ênfase em Educação Inclusiva.

Alessandra Marcone Tavores Alves de Figueirêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutora em Química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Química pela UFPB. Graduada em Química Industrial, Licenciatura e Bacharelado em Química pela UFPB. Atualmente é professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus I, João Pessoa. Tem experiência na área de Ensino de Química. Atua, com as seguintes temáticas: desenvolvimento e adaptação de novas metodologias; inclusão de alunos surdos no ensino de Química; EJA/PROEJA; experimentos alternativos no processo de ensino e aprendizagem; Educação Ambiental.

Maria Fernanda Henrique Odebrecht, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Graduanda em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Cursou o QuimBraille em 2010, promovido pelo PET (Programa de Educação Tutorial) IFPB.

Downloads

Publicado

2013-06-06

Como Citar

Resende Filho, J. B. M. de, Falcão, N. K. S. M., Figueirêdo, A. M. T. A. de, & Odebrecht, M. F. H. (2013). <b>Avaliação do Nível de Conhecimento dos Alunos do Ensino Médio da cidade de João Pessoa com Deficiência Visual sobre as Grafias Química e Matemática Braille</b>. Revista Educação Especial, 26(46), 367–384. https://doi.org/10.5902/1984686X6832

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua