Inclusão escolar: a perspectiva das mães de alunos com Síndrome de Down

Autores

  • Luciane Najar Smeha UNIFRA
  • Véra Lúcia Pacheco de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5908

Palavras-chave:

Mothers, School Inclusion, Down syndrome.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5908

 

Este trabalho surge da necessidade de se investigar o que dizem os manuais diagnósticos acerca da deficiência mental, principalmente, no que se refere ao conceito de deficiência mental, aos critérios de diagnóstico e classificação. Na presente pesquisa trabalhou-se com: o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-IV (2002); a Classificação Internacional das Doenças – CID-10, (OMS, 1993); a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF, (OMS, 2003); e com Retardo mental: definição, classificação e sistemas de apoio (AAMR, 2002). Os pressupostos teóricos do pensamento sistêmico serviram de ferramenta analítica do material investigado. Foi possível observar uma estreita ligação entre a proposição teórica dos diferentes manuais. Apesar da existência de algumas diferenças, essas mudanças não chegam a produzir uma ruptura epistemológica nas formas de se conceber e identificar o fenômeno em questão, apresentando-se filiada aos pressupostos tradicionais do pensamento científico. Entende-se que a compreensão teórico-conceitual a respeito do fenômeno da deficiência mental traz implicações diretas na proposição e nas configurações das práticas pedagógicas, justificando-se, desta forma, realização desse estudo.

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Biografia do Autor

Luciane Najar Smeha, UNIFRA

Psicóloga.Doutora em Psicologia PUCRS.Docente no curso de graduação e pós-graduação em psicologia do Centro Universitário Franciscano-UNIFRA.

Véra Lúcia Pacheco de Oliveira

Psicóloga graduada pelo Centro Universitário Franciscano- UNIFRA

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Publicado

2014-06-02

Como Citar

Smeha, L. N., & Oliveira, V. L. P. de. (2014). Inclusão escolar: a perspectiva das mães de alunos com Síndrome de Down. Revista Educação Especial, 27(49), 403–416. https://doi.org/10.5902/1984686X5908

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua