<b>REINTERPRETANDO A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO RIO GRANDE DO SUL, A PARTIR DE SUAS MEMÓRIAS</b>

Autori

  • Vanusa Zimmermann Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Jorge Luiz da Cunha Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Abstract

Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise histórica, política e pedagógica da evolução da educação especial no Rio Grande do Sul nos últimos 50 anos. Tendo como referência o estudo de caso da escola especial Antônio Francisco Lisboa. Essa escola nasceu oficialmente em Santa Maria em 26 de junho de 1954. Teve na sua direção, coordenação e presidência a professora Haidée Cadeco Zorzan por um período de 40 anos. A instituição foi uma iniciativa particular de caráter filantrópico, que se destaca por ter sido uma das primeiras instituições de educação especial do Rio Grande do Sul e pioneira em Santa Maria.

Palavras Chave: Escola, História, Portadores de Necessidades Especiais

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Come citare

Zimmermann, V., & da Cunha, J. L. (2012). <b>REINTERPRETANDO A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO RIO GRANDE DO SUL, A PARTIR DE SUAS MEMÓRIAS</b>. Revista Educação Especial, 105–116. Recuperato da https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5124

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua